Ala desenvolvimentista do governo quer lançar Pró-Brasil na próxima semana

Os ministros da ala desenvolvimentista querem acelerar o envio do plano Pró-Brasil, que impulsiona investimentos em obras de infraestrutura. A intenção é que a formulação da iniciativa seja divulgada na próxima semana. “Tem essa informação de formulação, o governo está preparando, o dia exatamente eu não sei”, disse o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso.

O ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, coordena o programa. A iniciativa envolve principalmente ações do Ministério de Infraestrutura, de Tarcísio Freitas, e do Desenvolvimento Regional, de Rogério Marinho.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

O Palácio do Planalto planeja fazer uma cerimônia na  próxima terça-feira (25) para anunciar diversos projetos do governo, além do Pró-Brasil, deve ser divulgada  a prorrogação do auxílio emergencial e o Renda Brasil. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), confirmou ao Congresso em Foco que há a intenção dos programas serem lançados na terça, mas disse que a data precisa ainda ser confirmada.

Inicialmente, por conta das reclamações do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que a iniciativa poderia romper o teto de gastos, o governo trabalhava a hipótese de adiar o programa para 2021. No entanto, nesta semana ficou selada uma espécie de armistício entre Guedes e os ministros defensores do planejamento de obras.

De acordo com o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes, é natural que o planejamento de obras tenha passado por um aval de Guedes. “Envolve recursos, ele deve ter se posicionado sobre isso”, disse ao Congresso em Foco.

O chefe da equipe econômica se reuniu com Marinho na quarta-feira (19) para sinalizar uma reconciliação. Na semana passada, o ministro de Desenvolvimento Regional minimizou os atritos com o colega de Esplanada. “Estamos todos juntos na defesa do teto, da responsabilidade fiscal e da manutenção das obras importantes para o país”.

Marinho tem acompanhado Bolsonaro na inauguração de obras pelo país. Nesta sexta-feira (21), os dois estão no Rio Grande do Norte para participar da inauguração de moradias e dessalinizadores. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, também acompanha.

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!