Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Prêmio Congresso em Foco: um convite à reeleição

Amanhã (7), os parlamentares finalistas saberão quem foram os grandes vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2011. Mas eles já levam, de saída, um prêmio: as estatísticas mostram que essa elite do Congresso tem alta taxa de reeleição

Os 47 deputados e senadores que receberão amanhã (7) o Prêmio Congresso em Foco 2011 têm algo mais a comemorar: ser lembrado pelos jornalistas como um dos melhores parlamentares do ano não faz bem só ao ego; costuma render também reconhecimento eleitoral. Quem figurou na lista dos congressistas mais bem avaliados na legislatura passada se saiu melhor que seus colegas nas últimas eleições.

Ser indicado para a final do prêmio virou quase um selo de garantia de reeleição. Dos 31 deputados premiados entre 2007 e 2010 que tentaram renovar o mandato, 26 (84%) conseguiram se reeleger. Entre os 406 deputados que buscaram mais quatro anos na Câmara em 2010, 286 (70,5%) tiveram êxito.

No Senado, os finalistas do prêmio tiveram desempenho ainda melhor. Seis dos sete premiados conquistaram a reeleição. O aproveitamento deles, de 86%, foi bem superior ao obtido pelos demais senadores. Dos 28 que disputaram a reeleição, apenas 17 (61%) garantiram mais oito anos de mandato.

De cada três finalistas do prêmio, dois saíram vitoriosos em outubro de 2010. Na legislatura passada, 51 deputados e 23 senadores foram premiados em, pelo menos, uma das categorias do Prêmio Congresso em Foco. Apenas cinco deputados e seis senadores não disputaram as últimas eleições. Dos 63 que concorreram, 42 venceram a disputa.

O sucesso eleitoral dos premiados não se restringiu à reeleição. Dos 473 deputados que disputaram a última corrida eleitoral, 314 (66%) saíram-se vitoriosos das urnas, seja concorrendo ao mesmo cargo ou a outros mandatos. Entre os deputados finalistas, esse aproveitamento foi de 84%. Além dos 26 deputados reeleitos, cinco venceram outras disputas.

A diferença, mais uma vez, foi maior no Senado, onde os parlamentares enfrentaram mais dificuldade para obter votos. Dos 52 que concorreram a algum cargo, 27 (52%) conquistaram seus objetivos. Entre os finalistas, esse índice chegou a 55%: 11 dos 17 premiados venceram as eleições.

Estímulo

O expressivo aproveitamento eleitoral dos premiados serve de estímulo para quem é calouro na lista dos melhores congressistas, definida por 267 jornalistas que cobrem o Congresso e que participaram da primeira etapa da premiação. Na primeira edição do prêmio na atual legislatura, 25 dos 47 finalistas não estavam no Congresso até o ano passado. Mas apenas os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Ana Amélia (PP-RS) e os deputados Romário (PSB-RJ), Jean Wyllys (Psol-RJ) e Delegado Protógenes (PCdoB-SP) são calouros na política.

A principal novidade da edição deste ano do prêmio é que os vencedores só serão conhecidos na festa de premiação. Além das duas categorias principais – a de melhor deputado e a de melhor senador –, também serão agraciados os parlamentares que mais se destacaram em seis categorias especiais.

São elas:

Parlamentar de futuro – distinguirá deputados e senadores com menos de 45 anos de idade. Categoria assinada em conjunto pelo Congresso em Foco e a Ambev.

Defesa da democracia e da cidadania – distinguirá deputados e senadores comprometidos com a defesa da ordem social democrática e da cidadania. Categoria assinada em conjunto com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Defesa do consumidor – voltada para os parlamentares (deputados ou senadores) com atuação mais destacada no campo da defesa dos direitos do consumidor. Categoria coassinada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Defesa dos municípios – homenageará os congressistas mais comprometidos com a defesa das cidades brasileiras e das questões de interesse dos municípios. O prêmio será concedido em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Defesa da segurança jurídica e da qualidade de vida – distinguirá quem mais se empenha no Congresso pela garantia de estabilidade e de cumprimento das normas legais, tendo como meta a promoção da qualidade de vida dos brasileiros. Categoria assinada em conjunto com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil).

Defesa da saúde – voltada para os parlamentares mais comprometidos com a defesa da saúde.

Também serão homenageados o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os congressistas mais votados pelos jornalistas na etapa preliminar de votação.

Veja abaixo:

Os premiados que se deram bem nas eleições

Parceiros

Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras.

Petrobras elogia Prêmio Congresso em Foco

Congresso em Foco premia parlamentar de futuro

Apoiam o prêmio a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

Leia também:

Defensores Públicos fecham apoio a prêmio

APCF será parceira do Prêmio Congresso em Foco

Anfip está no Prêmio Congresso em Foco

Febrafite fecha apoio ao Prêmio Congresso em Foco

Radioweb apoia Prêmio Congresso em Foco

Reconhecimento pela identificação com o consumidor

Associações de cartórios premiarão segurança jurídica

Frente de prefeitos confirma apoio ao prêmio

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

São parceiros do Prêmio Congresso em Foco o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Agência Radioweb.

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo