Zé Dirceu vê Marina Silva como “o Lula de saias”, diz blog

Ex-ministro compara o quadro atual ao de 2002, quando a origem humilde de Lula se juntou ao desejo de mudança dos eleitores, e culpa Dilma por iminente derrota do PT, segundo blog

Mesmo cumprindo pena de prisão em regime semiaberto, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tem feito análises sobre o quadro eleitoral. De acordo com o blog do jornalista Fernando Rodrigues, Zé Dirceu tem dito a seus poucos interlocutores que “Marina [Silva] é o Lula de saias”.

Conforme o blog, o ex-ministro vê vitória da presidenciável do PSB Marina Silva em um segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT. Para ele, Marina teria força semelhante à de Lula em 2002, quando a origem humilde do petista se juntou ao desejo de mudança da maioria dos eleitores. Daí a expressão “Lula de saias”.

Na avaliação de Zé Dirceu, a responsabilidade pela iminente derrota do PT nestas eleições é quase exclusivamente de Dilma, segundo o blog, porque ela teria tomado decisões erradas ao não construir pontes com a sociedade ao longo dos últimos anos e não teria chamado o ex-presidente Lula para ajudá-la.

O blog lembra ainda que Zé Dirceu - condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão do PT por corrupção ativa - nutre mágoa pela forma como Dilma o tratou nos últimos anos, “com um distanciamento duro e protocolar”.

 

Íntegra do texto de Fernando Rodrigues

Mais sobre as eleições de 2014

Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!