Wellington Dias vence na Defesa dos Municípios

Senador do PT do Piauí foi o mais votado pelos internautas na categoria concedida em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos

Um estreante no Senado foi considerado o parlamentar que mais se destacou na defesa dos municípios em 2011. O senador Wellington Dias (PT-PI) foi o mais votado pelos internautas na categoria do Prêmio Congresso em Foco concedida em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Wellington recebeu 5.203 votos.

O nome do vencedor da categoria foi anunciado há pouco na festa de premiação, realizada neste instante no Porto Vittoria, em Brasília.

Antes de Wellington, foram chamado ao palco os outros quatro parlamentares que mais se destacaram na defesa dos municípios, conforme seleção feita inicialmente por 267 jornalistas que participaram da primeira etapa do prêmio. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), com 3.275 votos, foi o segundo colocado. A terceira posição ficou com a senadora Ana Amélia (PP-RS), com 2.503 votos. Os deputados Luis Carlos Heinze (PP-RS), com 2.406 votos, e Júlio César (DEM-PI), com 313, ficaram com a quarta e a quinta colocação respectivamente.

Em seu primeiro ano no Senado, Wellington Dias buscou um acordo para aprovar a proposta que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo entre os estados e os municípios conforme os critérios aplicados na divisão dos fundos de participação dos estados e dos municípios.

Trajetória

Nascido em Oeiras (PI) há 49 anos, Wellington Dias é bancário e radialista, formado em Letras, com especialização em políticas públicas. Antes de se eleger senador, governou o Piauí por dois mandatos.

Iniciou-se na política como líder sindical. Foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e presidente da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) e do Sindicato dos Bancários do Piauí. Em 1992, elegeu-se vereador em Teresina. Depois de ser deputado estadual, tornou-se o primeiro petista a conquistar uma vaga na Câmara pelo Piauí. O senador também ficou entre os mais votados pelos jornalistas na categoria de Promoção da Saúde.

O Prêmio Congresso em Foco 2011, que este ano tem como tema a construção da democracia, tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!