Vox Populi: Dilma lidera no 1º turno e empata com Marina no 2º

Pesquisa mostra petista com 36% das intenções de voto contra 28% de Marina e 15% de Aécio Neves em simulação de primeiro turno. Em cenário de segundo turno, Dilma e Marina aparecem empatadas

Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem vantagem de oito pontos percentuais em relação à presidenciável do PSB Marina Silva em simulação de primeiro turno, segundo pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e divulgada hoje (10) no site da revista CartaCapital.

Dilma aparece com 36% das intenções de voto. Marina, com 28%, e Aécio Neves, 15%. Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos: 7%. Outros 13% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.

O levantamento aponta empate técnico entre Dilma e Marina no segundo turno. A pessebista alcança 42% das intenções de voto, ante 41% da petista – 10% responderam que pretendem votar nulo ou em branco e 7% disseram estar indecisos.

Ainda segundo a pesquisa, em simulação envolvendo o tucano, a petista seria reeleita, por 44% a 36%.

Conforme indicado por outros institutos, apesar de Marina estar numericamente à frente no segundo turno, a maior parte dos entrevistados, 49%, aposta na vitória de Dilma Rousseff. Para 31%, a candidata do PSB vai ser a nova presidente. Aécio Neves tem a taxa de rejeição mais alta: 45%.

O Vox Populi ouviu duas mil pessoas em 147 cidades entre os dias 8 e 9. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral sob o número BR- 00588/ 2014. Para o instituto, a pesquisa mostra que o vazamento de trechos da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa ainda não surtiu efeitos na corrida presidencial.

 

Mais sobre eleições 2014

Assine a Revista Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!