Vídeo: Jarbas quer união nacional, inclusive com PT

Do antigo grupo autêntico do MDB, deputado pernambucano diz que votará a favor do impeachment, mas prega a formação de um governo de união nacional. Inclusive com a participação do PT, partido para o qual voltou sua artilharia nos últimos anos

O deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) está entre os parlamentares brasileiros com experiência suficiente para interpretar com a devida precisão o momento político atual. Do antigo grupo autêntico do MDB, o parlamentar vota a favor do impeachment, mas prega a formação de um governo de união nacional, inclusive com a participação do PT.

 

 

Confira na entrevista exclusiva ao jornalista Leonel Rocha, editor do Congresso em Foco:

 

Um dos mais experientes políticos em atividades, Jarbas passou os oito anos da legislatura anterior como a voz mais destacada do PMDB contra Dilma e a gestão petista – mesmo quando o partido ainda mantinha, principalmente no Senado, a parceria com o Planalto, tanto na votação de matérias de interesse do governo quanto no que diz respeito aos cargos ocupados em ministérios e demais estruturas da administração pública. Na condição de dissidente do partido, se por um lado ele era escanteado no instante das indicações do partido para comissões temáticas e outras funções, por outro uma punição da legenda jamais foi cogitada pelos correligionários.

Figura histórica do PMDB (é cofundador do velho MDB, ao lado de nomes como Ulysses Guimarães e Pedro Simon), Jarbas está em mais um mandato de deputado, função que exercer em outras duas ocasiões. Na Câmara, tem evitado muito contato com a cúpula com o partido, mas sentou-se à mesa como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente em exercício do PMDB, senador Romero Jucá (RR), no dia em que a legenda anunciou rompimento formal com o governo. Jarbas explicou, na ocasião, que seu gesto visou a união dos correligionários em torno do impeachment presidencial.

Mais sobre impeachment

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!