Vídeo: aluguel de bikes em Brasília é limitado e apresenta falhas

Moradores e turistas pedem correção de falhas no sistema que libera o uso das bicicletas e ampliação da rede para além da área central da capital. Governo diz que desconhecia problemas e vai tentar corrigir

Inaugurado 15 dias antes da abertura do Mundial de Futebol, o sistema de compartilhamento de bicicletas Bike Brasília deveria ser mais uma alternativa de meio de transporte para facilitar o deslocamento dos brasilienses e dos turistas durante o megaevento esportivo. Não é o que está acontecendo, pelo menos em dias de jogo na capital federal. O “bike repórter” Afonso Morais entrevistou diversos usuários nas ciclovias do centro de Brasília nas duas últimas partidas (Gana x Portugal e França x Nigéria) e constatou muitas falhas no sistema. Informado pela reportagem, o governo local promete pedir soluções já nesta terça-feira (1).

Entre as principais reclamações a dificuldade de retirar e devolver a bicicleta e a instabilidade do serviço. “Precisa de ajustes principalmente com a grande circulação de pessoas durante o evento”, reclama o morador Magno Francisco. “Encontramos algumas estações em manutenção, mas é um sistema muito bacana”, lamenta a bióloga Fernanda Carvalho.

Os usuários dizem que as ciclovias precisam ser ampliadas e interligadas para as demais regiões administrativas do DF. “Temos um sistema complementar interessante, mas elas precisam sair do Plano Piloto e chegar às cidades-satélites”, pontua o presidente da ONG Rodas da Paz, Jonas Bertucci.

Em nota, a Secretaria de Estado do Governo afirmou desconhecer os problemas citados. "Até, então, não tínhamos recebido nenhuma reclamação por parte dos usuários”, informou a assessoria nesta terça-feira (1). “A Comissão Técnica que acompanha a execução do projeto encaminhará, hoje ainda, uma notificação solicitando os reparos à empresa Serttel, responsável pelo sistema.”

Mais sobre transporte público

Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!