Veja quem mais se destaca no combate ao crime organizado

Há representantes das cinco regiões do país na relação dos parlamentares que concorrem em categoria do Prêmio Congresso em Foco apoiada pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF)

Os cinco parlamentares que mais se destacaram em 2012 no combate ao crime organizado, na avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, vêm das cinco regiões do país. O senador Pedro Taques (PDT-MT) foi o mais votado nesta categoria, apoiada pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), pelos 186 jornalistas que participaram da primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2012. O senador do Centro-Oeste recebeu 37 votos.

 

Entre aqui para votar nos melhores parlamentares do ano

Em segundo lugar, ficou o deputado Fernando Francischini (PEN-PR), do Sul, com 23 indicações. O paranaense trocou recentemente o PSDB pelo recém-criado Partido Ecológico Nacional (PEN). Representante do Norte, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) teve apenas um voto a menos que o deputado. Taques, Francischini e Randolfe ganharam destaque nos últimos meses pela atuação na CPI do Cachoeira.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), do Sudeste, recebeu 11 votos, assim como o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), do Nordeste. Com essa categoria, o Congresso em Foco e a ADPF pretendem distinguir os deputados e senadores mais identificados com a causa do combate ao crime organizado. Ou seja: aqueles – ou aquelas – que, por suas iniciativas, propostas, ações e palavras, têm dado a maior contribuição nessa área. Ao todo, 45 parlamentares foram apontados entre aqueles que mais se destacam na área pelos jornalistas.

O vencedor da categoria será definido pelo internauta, que tem até o dia 15 de outubro para votar na internet. Pela primeira vez no Prêmio Congresso em Foco, o internauta poderá acrescentar em cada categoria nomes que não foram contemplados pelos jornalistas. Também de maneira inédita estão excluídos da lista dos aptos a serem votados os parlamentares que respondem a acusação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo no Conselho de Ética da Câmara ou do Senado e alvos de denúncias de violação aos direitos humanos, como homofobia e trabalho escravo.

Veja quantos votos cada parlamentar recebeu dos jornalistas (em negrito, os finalistas):

Parlamentar Partido UF Votos
Pedro Taques, senador PDT MT 37
Fernando Francischini, deputado PSDB PR 23
Randolfe Rodrigues, senador Psol AP 22
Alessandro Molon, deputado PT RJ 11
Antônio Carlos Valadares, senador PSB SE 11
Luiz Couto, deputado PT PB 10
Domingos Dutra, deputado PT MA 9
João Campos, deputado PSDB GO 8
Carlos Sampaio, deputado PSDB SP 6
Aloysio Nunes Ferreira, senador PSDB SP 4
Vital do Rêgo, senador PMDB PB 4
Miro Teixeira, deputado PDT RJ 3
Reguffe, deputado PDT DF 3
Chico Alencar, deputado Psol RJ 2
Humberto Costa, senador PT PE 2
Acelino Popó, deputado PRB BA 1
Amauri Teixeira, deputado PT BA 1
Brizola Neto, deputado PSB RJ 1
Bruno Araújo, deputado PSDB PE 1
Ciro Nogueira, senador PSB PI 1
Cláudio Puty, deputado PT PA 1
Delcídio do Amaral, senador PT MS 1
Enio Bacci, deputado PDT RS 1
Eunício de Oliveira, senador PMDB CE 1
Hugo Leal, deputado PSC RJ 1
Humberto Costa, senador PT PE 1
Ivan Valente, deputado Psol SP 1
Jerônimo Goergen, deputado PP RS 1
João Capiberibe, senador PSB AP 1
José Mentor, deputado PT SP 1
José Sarney, senador PMDB AP 1
Keiko Ota, deputada PSB SP 1
Luiza Erundina, deputada PSB SP 1
Manuela D'Ávila, deputada PCdoB RS 1
Mara Gabrilli, deputada PSDB SP 1
Marllos Sampaio, deputado PMDB PI 1
Odair Cunha, deputado PT MG 1
Osmar Serraglio, deputado PMDB PR 1
Paulo Ferreira, deputado PT RS 1
Paulo Pimenta, deputado PT RS 1
Paulo Teixeira, deputado PT SP 1
Pedro Simon PMDB RS 1
Rodrigo Rollemberg, senador PSB DF 1
Vanderlei Macris, deputado PSDB SP 1

Por que votar

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

A edição deste ano tem, até este momento, o patrocínio da AmBev e da Souza Cruz, o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A iniciativa tem o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!