Veja quem mais defende os aposentados e o servidor público

Uma das novidades do Prêmio Congresso em Foco, categoria apoiada pela Anfip distingue parlamentares que mais se destacaram na defesa da Previdência e do funcionalismo

Quem são os parlamentares que mais se destacaram este ano na defesa da Previdência Social e dos servidores públicos? No momento em que mais de 30 categorias do serviço público federal estão paralisadas ou promovendo operação-padrão em busca de reajuste salarial e melhores condições de trabalho, a resposta para essa pergunta ganha ainda mais importância.

Para os jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) é o que melhor defende os interesses dos aposentados e do funcionalismo no Congresso.  Com 59 indicações, Paim foi o mais votado na primeira fase do Prêmio Congresso em Foco, categoria “defesa da Previdência Social e dos servidores públicos”. Nos últimos anos, o senador confrontou várias vezes o governo de seu partido ao empunhar bandeiras como o fim do fator previdenciário e o reajuste de aposentadorias e pensões para quem ganha acima de um salário mínimo.

Entre aqui para votar nos melhores parlamentares do ano
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

A nova categoria especial tem o apoio da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

Os deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), com 24 votos, e Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), com 12, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A senadora Ana Amélia (PP-RS) e o deputado João Dado (PDT-SP) tiveram nove votos cada e completam a relação dos finalistas da categoria. Ao todo, 36 parlamentares foram lembrados pelos jornalistas por causa de sua atuação na área.

O vencedor será definido pelo internauta, que tem até o dia 15 de outubro para votar na internet. Pela primeira vez no Prêmio Congresso em Foco, o internauta poderá acrescentar em cada categoria nomes que não foram contemplados pelos jornalistas. Também de maneira inédita estão excluídos da lista dos aptos a serem votados os parlamentares que respondem a acusação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF), a processo no Conselho de Ética da Câmara ou do Senado e alvos de denúncias de violação aos direitos humanos, como homofobia e trabalho escravo.

Veja quantos votos cada parlamentar recebeu dos jornalistas (em negrito, os finalistas):

Parlamentar Partido UF Votos
Paulo Paim, senador PT RS 59
Arnaldo Faria de Sá, deputado PTB SP 24
Paulo Rubem Santiago, deputado PDT PE 12
Ana Amélia, senadora PP RS 9
João Dado, deputado PDT SP 9
José Pimentel, senador PT CE 8
Chico Alencar, deputado Psol RJ 4
Paulo Davim, senador PV RN 4
Policarpo, deputado PT DF 4
Vicentinho, deputado PT SP 4
Ivan Valente, deputado Psol SP 3
Randolfe Rodrigues, senador Psol AP 3
Alice Portugal, deputada PCdoB BA 2
Cristovam Buarque, senador PDT DF 2
Eduardo Suplicy, senador PT SP 2
Ricardo Berzoini, deputado PT SP 2
Rodrigo Rollemberg, senador PSB DF 2
André Figueiredo, deputado PDT CE 1
Antônio Carlos Valadares, senador PSB SE 1
Cláudio Puty, deputado PT PA 1
Domingos Dutra, deputado PT MA 1
Fátima Bezerra, deputada PT RN 1
Fátima Pelaes, deputada PMDB AP 1
Garibaldi Alves, senador PMDB RN 1
Gilmar Machado, deputado PT MG 1
Gonzaga Patriota, deputado PSB PE 1
Henrique Eduardo Alves, deputado PMDB RN 1
Henrique Fontana, deputado PT RS 1
Humberto Costa, senador PT PE 1
Janete Pietá, deputada PT SP 1
Júlio Delgado, deputado PSB MG 1
Luiza Erundina, deputada PSB SP 1
Miro Teixeira, deputado PDT RJ 1
Reinhold Stephanes, deputado PSD PR 1
Ricardo Ferraço, senador PMDB ES 1
Walter Pinheiro, senador PT BA 1

Por que votar

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

A edição deste ano tem, até este momento, o patrocínio da AmBev e da Souza Cruz, o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Arpen Brasil, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Anfip,da Anffa Sindical e da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A iniciativa tem o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!