Um resumo em vídeos do Prêmio Congresso em Foco 2012

Cenas explícitas de descontração, felicidade e - por que não dizer? - esperança marcaram a festa da sétima edição. Confira a reunião de imagens de vídeo a mostrar que política combina com merecimento

Na Grécia antiga, Sócrates desfilava pelas ágoras sem qualquer cerimônia diante da massa de cidadãos atentos aos seus pensamentos. Nascia a política, numa época em que formalidade era conceito quase desconhecido. Pois na festa do Prêmio Congresso em Foco, realizada na última quinta-feira (8) em Brasília, dois dos agraciados no evento mostraram que, se o ambiente político impõe pompa e circunstância, a celebração da boa prática política pede espontaneidade.

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Em sua sétima edição, a solenidade de premiação bateu recorde de comparecimento: mais de 800 pessoas foram à festa. E quem ficou até o final presenciou a performance do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e do deputado Tiririca (PP-SP) no palco da banda Móveis Coloniais de Acaju, que deu o tom do prêmio. Depois de ver a homenagem do filho Supla em vídeo, Suplicy cantou “Blowing in the Wind”, clássico de Bob Dylan, tendo como “backing vocal” o humorista mais bem avaliado do país.

Veja como foi:

 

A interpretação – “Histórica!”, era o que mais se ouvia em frente ao palco – mereceu destaque em “Escuta Essa!”, da TV UOL, compêndio de situações impagáveis no mundo das autoridades, nacionais ou não. Mas esse não foi o único momento em que o formalismo foi posto de lado em meio à celebração do bom exercício do mandato.Jean Wyllys (Psol-RJ), o deputado mais bem avaliado de 2012, segundo jornalistas especializados e internautas, caprichou no tom do agradecimento pelas honrarias ao ressaltar algo que nem de longe é “formal” – ao menos em sociedades tradicionais: sua homossexualidade (leia a matéria).

“O deputado eleito pelos internautas o melhor do Brasil é gay e tem orgulho disso”, bradou Jean, que está em seu primeiro mandato, mas já se acostumou às indicações no Prêmio Congresso em Foco. E aproveitou para enfatizar sua principal bandeira política. “Os temas legitimados da política, os grandes temas da política, quase não incluem a defesa das liberdades individuais e dos direitos humanos. A grande política deveria sempre ser tocada em relação aos direitos humanos.”

Confira agora em vídeo:

 

Bem, só quem esteve na premiação pode sentir a atmosfera de congratulação e esperança na boa política que perdurou até altas horas da madrugada. Mas quem não esteve pode ter uma ideia do que aconteceu no dia em que o comprometimento com a causa pública, longe de ser mera obrigação, ficou marcado como vocação a ser estimulada. São só 5 minutos e 59 segundos de vídeo e um átimo de segundo de certeza: há muito mais gente em prol do bem coletivo do que o contrário.

Confira o compêndio de imagens de vídeo, com texto e narração da repórter Mariana Haubert:

 

O prêmio

Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.

O Prêmio Congresso em Foco 2012 tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Também apoiam o projeto a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e a União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e a agência de comunicação Inpress Oficina.

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!