TV pública mineira estreia série sobre papel politico do cidadão

Episódios também poderão ser acessados pela internet

Heitor Peixoto
Especial para o Congresso em Foco

Milhares, milhões pelas ruas, e toda sorte de reivindicações. Nunca se viu no país um mês de junho como o de 2013. A política venceu, inclusive, a futilidade muitas vezes vista nas redes sociais, que pulsaram - apaixonadamente - no novo cenário.

Conversas sobre o tema passaram a ser ouvidas nos restaurantes, nas filas de banco, em todo ponto onde duas ou mais pessoas estivessem próximas. Não mais que de repente, a política parece ter “chegado perto da gente”.

E qual seria o verdadeiro sentido da política na vida do cidadão? Pergunta instigante e desafiadora, para a qual a TV Assembleia de Minas ousará buscar respostas (ou mais perguntas) durante a próxima semana. É a estreia da nova série do programa TV Escola, que terá como tema “É você que faz política!”.

Ao longo de cinco episódios, com transmissão simultânea via internet, uma abordagem franca sobre o fazer político na atualidade, em suas muitas variantes. Filósofos, cientistas políticos e doutores em comunicação farão um raio-x sobre a atuação política nos dias de hoje, incluindo “os próximos passos” a serem dados para que avancemos nos processos democráticos de participação.

Incrementando o painel, mais de 80 líderes comunitários, membros de ONGs e ativistas vão compartilhar análises sobre o tema, e como eles têm feito política em suas áreas de atuação, em suas rotinas diárias. Vão apontar, inclusive, caminhos para reverter o sentimento de desilusão e de impotência, seja diante do poder econômico, seja frente ao complexo jogo político-partidário.

Sem censura, também em pauta a descrença nas instituições públicas e o problema da morosidade na solução de problemas históricos, como a melhoria dos serviços públicos e o combate à corrupção.

A série “É você que faz política!” estreou nesta segunda-feira, dia 22, e será exibida em dois horários diários, seis da manhã e 13h30, com um episódio por dia, até a próxima sexta-feira, dia 26.

A TV Assembleia de Minas pode ser sintonizada pela internet, no endereço  www.almg.gov.br/tv.

Quem mora em Belo Horizonte vai poder acompanhar pelo canal 35 (sinal aberto), 61.2 (sinal aberto digital) ou 11 (TV a cabo).

E o público poderá também fazer o download gratuito de cada episódio, pela página www.almg.gov.br/tvescola.

Clique aqui e assista ao primeiro episódio

Veja ainda:

Notícias e artigos relacionados com o tema democracia

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!