Troca-troca deve tirar Mercadante da Casa Civil

Reforma ministerial deve ser anunciada até amanhã, com o PMDB no comando do Ministério da Saúde

Governistas afirmaram nesta terça-feira (29) que o ministro Aloisio Mercadante deverá deixar a Casa Civil para assumir o Ministério da Educação, pasta já ocupada pelo petista anteriormente. O nome mais cotado para assumir a Casa Civil é o de Jaques Wagner, atual ministro da Defesa, que tem a preferência do ex-presidente Lula. As informações são do jornal O Globo.

Também nesta terça-feira, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi demitido por Dilma em uma conversa de dois minutos por telefone. Segundo o Palácio do Planalto, o telefonema foi apenas uma formalidade, pois Chioro já tinha conhecimento sobre a sua saída da pasta desde quinta-feira da semana passada. O comando deve ficar na mãos do PMDB como moeda de troca. A presidente daria o ministério e receberia apoio do partido para evitar um processo de impeachment.

Conforme fontes do governo, Dilma tem sido aconselhada por Lula para a reforma ministerial e também recebeu sugestões do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Mas a complexidade da movimentação tem tirado o sono da presidente. O PT perde cada vez mais espaço com o corte de dez ministérios e cessão de pastas para outros partidos. A expectativa é de que a reforma ministerial seja anunciada até amanhã.

Mais sobre crise na base

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!