Teori Zavascki toma posse no STF no fim do mês

Data da cerimônia foi confirmada pela mais alta corte do país para 29 de novembro. Ele assume no lugar de Cezar Peluso, que deixou o Supremo em agosto

O ministro Teori Zavascki vai tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF) em 29 de novembro. Ele assume a vaga aberta com a aposentadoria compulsória de Cezar Peluso, que deixou a corte no fim de agosto, quando estava a dias da aposentadoria compulsória. Após aprovação da sua indicação com a sabatina no Senado, seu nome foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 1º de novembro. A posse, cuja data foi confirmada ontem, está marcada para às 16h30 e será conduzida pelo próximo presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Teori Zavascki é o novo ministro do STF

Professor e magistrado, o catarinense de Faxinal dos Guedes compõe o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde março de 2003. Tem 64 anos e é especialista em Direito Processual Civil. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma instituição de ensino na qual fez mestrado e doutorado. Começou a carreira como advogado em Porto Alegre, tendo inclusive trabalhado para o Banco Central.

Em 1987, começou a lecionar na UFRGS. Dois anos depois, foi indicado para ocupar uma cadeira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Ficou no TRF 4 até 2003, quando foi indicado pelo ex-presidente Lula para compor o STJ. Nos últimos dois anos no tribunal regional, presidiu a corte. É considerado pelos colegas um teórico com perfil discreto.

Leia também:

Zavascki: CPI não pode convocar ministros do STF e PGR
Teori: recurso à OEA é incompatível com a Constituição
Dilma indica ministro do STJ para substituir Peluso no STF

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!