Temer tinha 90% de obstrução em três artérias; peemedebista deve ter alta segunda-feira

 

O presidente Michel Temer (PMDB) tinha obstruções superiores a 90% nas três artérias coronárias. Segundo o médico responsável por Temer, Roberto Kalil Filho, as obstruções eram em uma das artérias principais e duas secundárias. Temer se recupera bem e deve ter alta na segunda-feira (27).

<< Temer passa bem após procedimento para desobstruir artérias coronárias

Segundo Kalil Filho, se fosse constatada uma obstrução maior, Temer teria de passar por uma cirurgia cardíaca. O procedimento foi realizado na noite desta sexta (24) e, de acordo com o médico do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o peemedebista se recupera bem.

Foram realizadas angioplastias nas três artérias. O processo de desobstrução consiste alargar o vaso sanguíneo com instrumento semelhante a um pequeno balão. Em duas delas, houve a necessidade de implantar stents, uma prótese metálica colocada dentro da artéria para mantê-la dilatada.

Quando uma artéria coronária está obstruída, o coração dispõe de menos oxigênio, o que pode elevar o risco de um ataque cardíaco.

O procedimento adotado no caso de Temer não é considerado invasivo, já que é realizado sem cortes nem incisões. Todo ele é feito por meio de uma pequena sonda, que, no caso de Temer, foi introduzida pela artéria femural, na altura da virilha.

Ainda de acordo com Kalil, Temer se recupera tranquilamente e já caminha pelo quarto em que está internado. O tempo previsto de recuperação é de 48 horas, período em que ficará internado na Unidade Coronariana do hospital paulistano. “O presidente é um homem saudável, que pratica atividades físicas; então a reação é ótima”, afirmou o médico.

Temer passou também pela revisão de um procedimento na próstata realizado em 27 de outubro, por causa de uma desobstrução do canal uretal. A avaliação concluiu que a recuperação está evoluindo satisfatoriamente.

<<  Temer passa por cirurgia na próstata e se recupera em hospital de São Paulo

*Com informações da Agência Brasil

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!