Temer: PMDB “precisa” ter a Presidência em 2018

Vice-presidente faz a ressalva de que, embora esteja em campanha para ser reconduzido ao comando do partido, não deve disputar a sucessão de Dilma

Em reunião realizada em Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira (15), o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou que a legenda "precisa ter" a Presidência da República em 2018. Apesar de exaltar a possibilidade de disputa, Temer - que está em campanha para se reeleger à presidência nacional do partido - adiantou que ele não deve ser o nome escolhido para representar o PMDB na corrida eleitoral.

No encontro, lideranças do partido debateram sobre os assuntos que deverão ser tratados na convenção nacional, marcada para março. O vice-presidente exaltou cargos ocupados por integrantes da legenda para mostrar que o PMDB "tem poder político", mas que o cenário atual não é suficiente para a execução dos projetos almejados pelo partido.

"Nós temos que ter meio, caneta, para executar aquilo que o verbo peemedebista relata, escreve. Estamos propondo estudos referentes à revisão da Federação brasileira. (...) Será que temos um verdadeira federação no país? Os estados e muito menos os municípios têm condições de sobrevivência por conta própria. Porque temos uma vocação centralizadora extraordinária. Sempre foi assim no Brasil", disse o presidente nacional do PMDB, que completou afirmando que "essa será a tônica da campanha do PMDB" para os próximos anos.

PMDB versus PT

Sobre as desavenças entre as maiores legendas que ocupam o Congresso Nacional, Temer foi simplório, e preferiu não aprofundar o tema.

Quanto à carta enviada para a presidente da República, Dilma Rousseff, no fim de 2015, Michel Temer afirmou que nada muda no aspecto institucional. Entretanto, enfatizou que, agora, a tendência é que o PT enfrente o PMDB nas eleições.

Sobre o processo de impeachment, o vice-presidente se limitou a dizer que este não é um assunto do governo, mas do Congresso Nacional.

Mais sobre crise na base

Mais sobre Michel Temer

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!