Temer, Dória e Lava Jato dão o tom das marchinhas de carnaval em 2017

Políticos mais uma vez não escapam das canetas afiadas dos compositores da folia do Momo. Confira as marchinhas que vão agitar as passarelas neste ano

 

Mesmo em época de carnaval, ainda há espaço para protestos contra a situação política brasileira. As tradicionais marchinhas não perdoam ninguém. Se em 2016, a ex-presidente Dilma (PT) e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) foram os preferidos dos compositores, neste ano os personagens são outros.

O presidente Michel Temer (PMDB) e o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), são o preferidos dos foliões. Na internet, Temer foi fantasiado de vampiro. No caso de Dória, o foco são as primeiras ações do prefeito, que pintou de cinza as paredes pichadas e grafitadas da capital paulista.

A Operação Lava Jato também não poderia ficar de fora. Desta vez, o grupo Orquestra Royal – que abastece a internet com marchinhas desde 2012 – focou nos vazamentos da operação com a marchinha "Solta o Cano". Entre as inúmeras letras do grupo, são homenageados os tucanos e os botequeiros de Belo Horizonte –cidade onde a banda se apresenta.

Vitor Velloso é administrador de empresa, mas durante o carnaval troca de fantasia e se transforma em músico e compositor da Orquestra Royal. Ele conta que as inspirações veem do noticiário político nacional. "Nós temos que agradecer aos políticos que nos dão matéria prima para trabalhar diariamente", brinca o carnavalesco. "Nós não conseguimos homenagear todo mundo, como queríamos", afirma.

"É preciso fazer uma escolha quando lemos notícias sobre os políticos: rir ou chorar. Nós preferimos rir e brincar com toda a situação – que não deixa de ser trágico", contou Vitor ao Congresso em Foco. Além dos vídeos no YouTube, quem quiser pode ouvir as marchinhas da Orquestra por aplicativos como o Spotify.

Temer da Transilvânia:

 

Dória "todo pinta"

 

Vazamentos na Lava Jato:

 

Dória "pinto por cima"

 

Tucanus Nobres Inocentis

 

Cidadão de bem:


 

Mais sobre crise brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!