Tecnologia digital chega ao mundo dos concursos

Aplicativos para smartphones e tablets ajudam os concurseiros em diversas áreas de estudo. Conheça aqui alguns deles

Paula Furlan,
Especial para o SOS Concurseiro/ Congresso em Foco

A era dos aplicativos para smartphones e tablets começa a contemplar os candidatos a uma vaga no serviço público. A maioria dos programas disponibiliza bancos de questões a serem resolvidas e simulador de provas. A adaptação dos conteúdos complementam estudos e podem criar diferenciais aos concurseiros que encontram formas práticas e criativas de se preparar.

Um deles é o aplicativo SUS para Concursos (clique aqui para baixar o aplicativo), resultado da parceria entre a Fuze.cc, empresa desenvolvedora de softwares para aplicativos, e o blog Neurocirurgia. O SUS para concursos traz a legislação e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), que são temas recorrentes em concursos públicos e em provas de residência médica. O programa segue o modelo de um e-book e trata dos principais temas relacionados ao sistema de saúde. De acordo com o site Médico Nerd,  o conteúdo é escrito de forma sucinta e proporciona boa leitura, mas fica no meio termo: nem está em tópicos como um resumo e nem tem um texto detalhado como um livro. O diferencial do aplicativo é oferecer um banco de questões específico sobre o tema na forma de questionário e com estatísticas dos resultados.

O simulador de provas Resposta Correta (você pode baixá-lo aqui) dispõe de questões com relatórios de desempenho do candidato, o tempo usado para resolver as questões e estatísticas das médias de acertos de cada disciplinas. Apesar da proposta, alguns comentários na AppStore criticam o aplicativo. “As justificativas das respostas, apesar de estarem corretas, fazem referência às alternativas incorretas, com nenhuma relação com o fundamento apresentado. Apesar disso, o aplicativo tem potencial. Quando estiver com as arestas aparadas, certamente utilizarei”, comentou um usuário.

O Tá na Mão é uma ferramenta para celulares e tablets, cuja função principal é apresentar questões de várias matérias, concursos, bancas e cargos diferentes. O objetivo é ser uma opção para os concurseiros aproveitarem o tempo gasto com deslocamento no transporte público, esperando em filas ou parados em congestionamentos respondendo ao máximo de exercícios possíveis. O programa também está disponível em versão segmentada ao público que estuda para os concursos jurídicos.

Para a professora Tânia Maria Correia, usuária do Tá na Mão, aspirante a um cargo no governo do estado de São Paulo, o uso de recursos digitais pode ser altamente benéfico. Para ela, que usa diversos programas para celulares, “ ainda faltam aplicativos que ajudem nos estudos sobre as leis de diretrizes e bases da educação”.

Para quem está se preparando para concursos da área de biológicas existe o Exercitando Biologia traz explicações sobre diversos temas da disciplina: genética, origem da vida, reino animal, entre outros, mas não há muitos exercícios e interatividade.

Redação: o terror dos concurseiros

As redações são capítulos à parte na hora das provas, terror da maioria dos concorrentes. Escrever é um tabu para quem almeja um cargo público, mas também existem softwares que ajudam àqueles que precisam de um pouco mais que inspiração na hora de soltar o verbo nas provas.

Em inglês, o aplicativo Essay Writing Workstation incentiva os usuários a escrever mais de um texto ao mesmo tempo, além de oferecer dicas e tutoriais de como redigir vários tipos de texto diferentes. Apesar do idioma original, as dicas podem ser adaptadas para ao. O publicitário Antonio Marcello usou e aprovou. “As dicas vão além do idioma, são conselhos para vários tipos diferentes de texto e podem ajudar até mesmo no trabalho de quem escreve para viver”.

Em formato e-book, o aplicativo Essay Czar também ajuda aos que se sentem perdidos ou inseguros com suas redações. Ele oferece instruções para mais de 40 tipos diferentes de texto. Já o Essay Writing Guide tem uma didática altamente visual, com imagens, organogramas e outros recursos. Ele oferece três “rodas” (Conteúdo, Estilo e Organização) para que o usuário possa entender e usar os elementos de um texto corretamente. Além das explicações, também apresenta exemplos.

Do mesmo grupo, ainda existe o Essay Writing Wizard, que possui diferentes versões, tanto para alunos do ensino fundamental, médio, universitários e profissionais de áreas específicas. Cada uma das versões oferece dicas específicas e descrições dos tipos de textos que podem ser solicitados.

Aos que ainda não estão seguros com as regras do Novo Acordo Ortográfico existe o programa Acordo Ortográfico. O aplicativo é, ao mesmo tempo, uma aula interativa e um guia tira dúvidas sobre as novas regras da língua portuguesa.

Saiba mais sobre notícias de concursos no SOS Concurseiro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!