Suplicy congratula Cristovam por Prêmio Congresso em Foco

Fábio Góis 

Ao fim de uma sessão deliberativa reservada à discussão sobre a entrada da Venezuela no Mercosul (e ao quinto adiamento desta votação), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi surpreendido há pouco ao receber os cumprimentos (veja íntegra abaixo) do colega Eduardo Suplicy (PT-SP), que presidia a sessão desta noite, pela conquista do Prêmio Congresso em Foco. Cristovam foi eleito o senador que mais se destacou no exercício do mandato em 2009, segundo a escolha de internautas a partir da pré-seleção de jornalistas políticos.


A solenidade de premiação foi realizada na última segunda-feira (7), em Brasília, e também registrou Manuela Dávila (PCdoB-RS) como a mais votada entre os deputados (confira ambos em vídeo, durante a cerimônia).


“Meus cumprimentos a vossa excelência pela sua atuação, honrando o Distrito Federal e o povo brasileiro”, disse Suplicy, ao final do discurso do pedetista, que recebia apartes de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Augusto Botelho (PT-RR) sobre a questão da adesão da Venezuela ao bloco comercial da América do Sul. “Vossa excelência merece.”


Cristovam agradeceu a congratulação e, em seguida, deixou a tribuna para abraçar o petista, a quem coube encerrar a sessão desta quarta-feira (9). “Muito obrigado ao senhor pela generosidade de lembrar esse fato aqui nesta noite. Muito gentil de sua parte”, retribuiu o pedetista.

DF envergonhado

Em tempo: Cristovam aproveitou o discurso de agradecimento pelo prêmio, na solenidade de segunda-feira, para protestar contra o escândalo que abala o governo do Distrito Federal – caso que já é conhecido como o mensalão de José Roberto Arruda (DEM), governador do DF.

Leia tudo sobre o mensalão do Arruda


Em tom grave, o senador pelo DF ofereceu o prêmio “aos dois milhões de brasilienses, que estão entristecidos e pasmos com as imagens de dinheiro público sendo distribuído entre membros do governo do Distrito Federal”. Pernambucano nascido em Recife, Cristovam chegou a dizer que, ao invés de o certificado do prêmio ostentar seu nome, deveria registrar a expressão “um brasiliense”. A declaração provocou aplausos – muitos o fizeram de pé – na platéia lotada do auditório da Procuradoria Geral da República, onde foi realizada a primeira parte da cerimônia.

Confira a declaração de Suplicy sobre o prêmio:

"Também gostaria de aproveitar esta oportunidade para cumprimentá-lo pela homenagem que todos os participantes do Congresso em Foco proporcionaram a vossa excelência como aquele senador ou parlamentar do Congresso Nacional que mais se dedicou à melhoria das condições da educação no Brasil, e também como aquele senador que, segundo os jornalistas que participam da votação do Congresso em Foco e a votação dos internautas, teve o melhor desempenho. Meus cumprimentos a vossa excelência pela sua atuação, honrando o Distrito Federal e o povo brasileiro."

Leia mais sobre:
Histórias que parlamentares dificilmente contam 
Prêmio Congresso em Foco
Assista à TV Congresso em Foco 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!