Só até domingo: vote nos parlamentares do ano

Rudolfo Lago


Não é apenas a eleição para presidente e governador que terminará no domingo (31). Essa também é a data-limite para votar no Prêmio congresso em Foco e escolher o deputado e o senador que se destacaram este ano. Até o dia 31, você pode entrar no site e escolher aqueles que, na sua opinião, mais se destacaram no exercício das funções legislativas.


Entre aqui e vote no Prêmio Congresso em Foco para escolher os melhores parlamentares de 2010!

O Prêmio Congresso em Foco é um esforço para corrigir uma generalização fácil e maldosa, que em nada contribui para a democracia: a de que todo político é igual. O Congresso em Foco tem certeza de que não é assim. De que há políticos sérios e que honram seus mandatos. O prêmio é uma tentativa de buscar esses políticos. E, a partir do destaque dado a eles, balizar um padrão de comportamento para os demais. Aqui, não se vota no político mais poderoso, que mais influência tem no governo, que tem mais apadrinhados em cargos estratégicos ou libera mais verbas do orçamento. Trata-se aqui de destacar ações e posicionamentos que diferenciam alguns parlamentares.


Mais de 43 mil votos já foram dados aos dez senadores e 31 deputados finalistas ao Prêmio. Os finalistas foram escolhidos por 183 jornalistas de diferentes veículos que cobrem o Congresso Nacional. A partir da lista elaborada pelos jornalistas, os internautas podem votar e escolher os melhores.


Por enquanto, Cristovam Buarque (PDT-DF) lidera entre os senadores, com 3.287 votos. Em segundo, vem Marina Silva (PV-AC), com 2.854 votos. O terceiro é Eduardo Suplicy (PT-SP) com 2.612 votos, seguido de Paulo Paim (PT-RS) com 2357 votos, Pedro Simon (PMDB-RS) com 1.794 votos, e Alvaro Dias (PSDB-PR), com 1.780 votos.


Na Câmara, o líder é Chico Alencar (Psol-RJ), com 2.311 votos. Luciana Genro (Psol-RS) é a segunda, com 1.887 votos. O terceiro é Ivan Valente (Psol-SP), com 1.837 votos. Gustavo Fruet (PSDB-PR) vem em seguida, com 1.643 votos, seguido de Fernando Gabeira (PV-RJ), com 1402 votos, e Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), com 1.217 votos.


O Prêmio Congresso em Foco é patrocinado pela Ambev e pela Petrobras. Conta com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF). Tem ainda a parceria institucional do Movimento + Feliz, Ordem  dos Advogados do Brasil (OAB), Restaurante Dudu Camargo e Marc Systems.  

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!