Observatório da Imprensa faz campanha para se manter no ar

Iniciativa pretende arrecadar R$ 250 mil até o final do mês de setembro. "Também somos atingidos pela revolução digital, que tem reduzido o faturamento publicitário da imprensa como um todo", diz a página na internet

O site Observatório da Imprensa iniciou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de dar continuidade às atividades do portal, que há 20 anos promove um trabalho colaborativo de crítica da mídia. A iniciativa pretende arrecadar R$ 250 mil até o final do mês de setembro. Em uma semana, conseguiu cumprir 5% da meta – pouco mais de  R$ 13.500 –, com quase 200 doadores.

O site reúne artigos publicados diariamente por jornalistas, pesquisadores e profissionais liberais que analisam o noticiário. Até então, o veículo se manteve financeiramente com patrocínios e projetos. No entanto, o volume de receitas tem sido reduzido consideravelmente em função da crise econômica.

"Também somos atingidos pela revolução digital, que tem reduzido o faturamento publicitário da imprensa como um todo", diz a campanha do site.

O montante arrecadado será utilizado para bancar os custos de produção do site, hospedagem e administração. O valor mínimo de contribuição é R$ 20, e pode chegar a R$ 200, e os doadores recebem recompensas proporcionais ao tamanho da doação: desde ter o nome na lista anual de pessoas e instituições que contribuem com o Observatório da Imprensa até camisetas, livros e DVDs com os episódios do programa homônimo exibido pela TV Brasil.

"Estamos otimistas, a equipe do kickante [plataforma que hospeda campanhas de crowdfunding] disse que no ritmo que está é muito provável que a meta seja alcançada", disse ao Congresso em Foco Carlos Castilho, editor do Observatório da Imprensa.

Clique aqui para doar

A iniciativa de criar um site para publicar analises críticas sobre a mídia foi encabeçada pelo jornalista Alberto Dines, com o lema "você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito", ainda em 1996. Atualmente, o site conta com uma média de 200.000 leitores/mês e uma equipe formada por cerca de 20 colaboradores regulares.

"É um site que se dedica a fazer observação crítica da mídia buscando sempre uma diversidade de enfoques. E hoje a gente está vivendo esse ambiente de avalanche informativa há uma grande diversidade de informações – muitas vezes desconexas e contraditórias, que deixam o leitor bastante confuso, até mesmo desorientado. Nessas circunstâncias é cada vez mais importante a presença de projetos como o Observatório com a finalidade basicamente de tentar ajudar o leitor a se orientar em matéria de informação", explica Castilho.

Mais sobre jornalismo

Mais sobre crise econômica

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!