Site é tirado do ar após divulgar pesquisa eleitoral

Webjornal do Espírito Santo sofre invasão de hackers após publicar pesquisa mostrando disputa apertada no segundo turno em Vila Velha

José Rabelo *
Especial para o Congresso em Foco

O webjornal Século Diário foi vítima de dois ataques de hackers nas últimas 12 horas. O primeiro ocorreu por volta de 1h40 da madrugada deste sábado (27). O jornal só voltou ao ar novamente mais de uma hora depois do primeiro ataque. Entretanto, às 10h50, os criminosos fizeram um novo ataque. Desta vez, eles apagaram todo o banco de dados do jornal.

Após permanecermos mais de cinco horas fora do ar (das 10h50 às 16h), os técnicos de Século Diário conseguiram restaurar o banco de dados e recolocar o jornal no ar. Entretanto, não sabemos se sofreremos novos ataques nas próximas horas.

O alvo dos ataques foi a reportagem que aponta que a diferença entre o atual prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), e o seu adversário no segundo turno, o deputado estadual Rodney Miranda (DEM), é de apenas 2,8 pontos percentuais, na menção espontânea. Até então, somente um instituto havia divulgado pesquisas na segunda rodada da campanha eleitoral no município, sempre dando larga margem de vantagem para Rodney, que é apoiado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB).

A pesquisa Visão/Século Diário, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número 00237/2012, estava programada para ser publicada na manhã deste sábado (27), por isso colocamos a matéria no ar logo após a meia-noite. Uma nova pesquisa do Instituto Futura, realizada nos dias 25 e 26 em Vila Velha, também estava programada para ser publicada no jornal A Gazeta na manhã deste sábado, conforme documentado no site do TRE-ES.

Mas, como os leitores puderam conferir, o jornal não publicou uma única linha sobre a pesquisa. Fato, no mínimo, curioso, uma vez que a acirrada disputa e o clima de rivalidade entre os dois candidatos tornavam o assunto da maior relevância jornalística.

Estranho também foi o fato de a Enquet, ligada ao jornal A Tribuna, não ter "demonstrado interesse" em fazer uma única pesquisa no segundo turno sobre a disputa em Vila Velha. Ou seja, caso a pesquisa Visão/Século Diário não saísse, não haveria outra pesquisa para confrontar os dados do Instituto Futura. Quem acha normal os dois mais importantes jornais impressos do estado ignorem o segundo turno das eleições no maior colégio eleitoral do Espírito Santo?

Jornal aciona Justiça

O Instituto Visão e o jornal Século Diário protocolaram neste sábado (27) um documento no TRE-ES relatando os ataques de hackers ao jornal. O documento pede a abertura imediata de inquérito policial e consequente processo judicial para identificar e punir os responsáveis pelo crime.

A deputada federal Iriny Lopes (PT) também formalizou denúncia à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pedindo providências. Ela classificou o ataque ao jornal como uma “agressão à democracia e à liberdade”.

A deputada ainda conversou sobre o atentado com o governador Renato Casagrande (PSB), que se comprometeu a pedir a apuração rigorosa do fato, tão logo a denúncia chegue à Polícia Civil.

* José Rabelo é editor-chefe do Século Diário.


Veja ainda:

Tudo sobre as eleições de 2012

Justiça investiga voto de eleitora morta há 11 anos

Cuidado, jornalista: criticar pode dar cadeia

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!