Serys substituirá Ideli na relatoria do orçamento

Edson Sardinha

Pela segunda vez nesta semana, a proposta orçamentária da União para 2011 mudará de mãos. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) assumirá a vaga da líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), indicada ontem (8) pela presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), para o Ministério da Pesca. Ideli assumiu a relatoria do orçamento na última terça-feira, no lugar do senador Gim Argello (PTB-DF), acusado de mandar emendas orçamentárias para institutos de fachada.

Serys está em Cancun, no México, onde representa o Senado na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP 16). “Recebi ontem à noite telefonemas dos ministros Paulo Bernardo e Alexandre Padilha. Eles me convidaram, sim. Mas é preciso agora esperar um ato da Comissão Mista de Orçamento, a indicação oficial... Estarei aí no sábado. Devo aceitar o convite sim”, disse Serys em entrevista à Agência Senado.

A senadora, que encerra seu mandato no final de janeiro, foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009. O vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), disse que a indicação de Ideli para o ministério de Dilma inviabilizou sua permanência à frente da relatoria do orçamento que será executado pelo governo no próximo ano.

“Ideli foi indicada ministra ontem. Como ela vai agora administrar o Orçamento? Para evitar qualquer problema no Orçamento de 2011, estamos fazendo essa mudança a contragosto, mas não tem jeito”, afirmou Gilmar, também à Agência Senado.

Gim Argello renunciou à relatoria depois que reportagem do jornal O Estado de S. Paulo relatou um esquema de fraude no orçamento. O senador e outros deputados são acusados de endereçar recursos dos ministérios do Turismo e da Cultura para institutos fantasmas para a realização de eventos. O senador nega o envolvimento nas irregularidades.

O petebista anunciou também o cancelamento de todas as emendas de sua autoria que tinham por objeto eventos e patrocínios culturais e a transferência delas para a infraestrutura turística do Distrito Federal.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!