Serra, Russomano e Haddad empatados em SP

Datafolha mostra ex-governador com 28% dos votos válidos, à frente de Russomano (27%) e Haddad (24%), portanto tecnicamente empatados, apesar da rota ascendente do tucano e do petista e da queda do candidato do PRB. Pelo Ibope, todos têm exatamente 26% dos votos válidos

A um dia das eleições, os três principais candidatos à prefeitura de São Paulo estão tecnicamente empatados nas intenções de voto, segundo pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas na noite deste sábado (6). José Serra (PSDB) agora lidera com 28% dos votos válidos, contra 27% de Celso Russomano (PRB) e 24% de Fernando Haddad (PT). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que o segundo turno das eleições da principal cidade brasileira promete ser um mistério só revelado na apuração, a partir das 17h de amanhã. Pelo Ibope, os três candidatos têm a mesma quantidade de votos válidos: 26%.

Entre aqui para pesquisar a ficha dos candidatos

Apesar do empate técnico, As últimas pesquisas do instituto mostram forte queda de Russomano e ascensão de Serra e Haddad, que subiram um ponto percentual cada. O tucano passou de 23% para 24% dos votos totais, os que incluem branco e nulos. O candidato do PT passou de 19% para 20%. Gabriel Chalita desta vez não subiu e ficou nos 11% (ou 13% dos votos válidos).

Já Russomano caiu dois pontos percentuais – os mesmos que apareceram na conta de Serra e Haddad. Passou de 25% para 23% dos votos totais. Em 20 de agosto, o candidato do PRB havia ultrapassado o tucano nas intenções de voto. Russomano abriu dianteira até 19 de setembro, quando tinha 35%. Mas só vem caindo desde então.

 

Soninha Francine continuou com 4% dos votos totais (5% do válidos).

A pesquisa do Datafolha foi realizada ontem e neste sábado com 3.959 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O estudo foi encomendado pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo. O registro da pesquisa no TRE-SP é de 1778/2012.

Ibope

Pesquisa do Ibope mostrou Russomano, Serra e Haddad com 22% dos votos totais (ou 26% dos válidos). Chalita tem 11% ou 13% dos votos válidos. A pesquisa foi registrada sob número 1204/2012 e foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O Ibope fez a consulta entre quinta-feira (4) e sábado (6).

Mais dúvidas sobre a eleição? Tire aqui

Tudo sobre eleições

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!