Senado convida presidente da Caixa sobre boatos do Bolsa Família

Integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle querem que Jorge Hereda explique os motivos dos saques em massa do programa de transferência de renda do governo federal

Os recentes problemas envolvendo o programa Bolsa Família levaram a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado a aprovar um convite para que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, explique os fatores que levaram ao saque em massa do benefício em maio.

Inicialmente, o requerimento apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) exigia o comparecimento de Hereda, mas, por acordo entre os líderes, os senadores aprovaram apenas um convite. Dessa forma, o presidente do banco pode decidir se aceitará debater os problemas do programa com os senadores.

Segundo o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), além da questão pontual da liberação de recursos do programa, o presidente da Caixa também terá que esclarecer as irregularidades apontadas em relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) mostrando que há empresários, proprietários rurais e políticos recebendo benefícios do programa.

Em 18 de maio, milhares de beneficiários do programa correram às agências da CEF em todo o país para sacar o benefício após serem informados de que o Bolsa Família seria encerrado pelo governo. Após o episódio, a Caixa admitiu que liberou saques antecipados dos recursos do programa na véspera do início dos boatos. Segundo o banco, melhorias no cadastro de informações sociais permitiram que o pagamento de todos os benefícios fosse liberado no dia 17.

Onze dias depois da confusão, Hereda deu entrevista em que se desculpou pelas informações divulgadas pelo banco após a correria dos beneficiários. “Peço desculpa pela nossa primeira manifestação. Essa imprecisão só se justifica pelo momento em que estávamos vivendo”, disse Hereda.

CEF pede desculpas por boatos do Bolsa Família

Com informações da Agência Senado

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!