Senado aprova empréstimo de US$ 250 milhões para o Acre

Recursos serão destinados para um conjunto de políticas públicas no estado e será tomado junto ao Banco Mundial (Bird). Para senadores, boa administração do governo local possibilitou a qualificação

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) autorização para que o estado do Acre assine empréstimo de US$ 250 milhões com o Banco Mundial (Bird). O empréstimo, que terá o aval da União, havia sido aprovado pela manhã na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e foi votado em regime de urgência pelo Plenário.

Conforme relatório do senador José Pimentel (PT-CE), os recursos não serão direcionados a um projeto de investimento específico, mas ao conjunto das políticas públicas do Acre. O Bird realizará os desembolsos em até dois anos, não exigindo contrapartida financeira do estado.

Para os senador Aníbal Diniz (PT-AC), os bons resultados da administração do Acre qualificaram o estado a obter o empréstimo.

– A autorização é uma prova inequívoca de que o Acre tem cumprido sua tarefa no sentido de manter o equilíbrio fiscal – afirmou.

O senador Jorge Viana (PT-AC) levou ao Plenário o agradecimento do governador do Acre, Tião Viana, e afirmou que os recursos servirão para ampliar a inclusão social e criar as condições para o fortalecimento da economia no estado.

AcreAníbal DinizempréstimoJorge Viana