Seleção do júri é um dos momentos mais aguardados do Prêmio Congresso em Foco

 

Quais são os melhores parlamentares do país? Ao longo das nove edições já realizadas do Prêmio Congresso em Foco, responder a essa pergunta ficou a cargo dos jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado e de quem se dispusesse a participar da consulta popular feita pela internet. Neste ano, a escolha dos parlamentares premiados incorporou um novo e importante filtro: a eleição feita por um júri altamente qualificado.

Os nomes escolhidos pelos jurados serão conhecidos somente na cerimônia de premiação, e a sua revelação já é um dos momentos mais aguardados do evento que será realizado nesta quinta-feira (19), em Brasília, no Unique Palace.

Conforme o regulamento, foram escolhidos para o júri “cidadãos que, por dever profissional ou de modo voluntário, acompanham regularmente as atividades do Congresso Nacional, e que gozam de boa reputação, reúnem as necessárias qualificações intelectuais, não estão lotados(as) em gabinetes parlamentares nem mantêm vínculos empregatícios com partidos políticos”.

Participaram da seleção dos melhores parlamentares do ano o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Seleção criteriosa

Também respeitando o regulamento, os jurados examinaram critérios como a assiduidade em sessões deliberativas, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e os compromissos contra o combate à corrupção e o desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

Além dos melhores deputados e melhores senadores, o júri também apontou os parlamentares que, em sua avaliação, mais se destacaram em três categorias especiais: combate à corrupção e ao crime organizado; defesa da agropecuária, e defesa da seguridade social.

<< Veja o perfil dos jurados

Diretora da Associação Nacional de Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Lucieni afirma que participar júri foi uma experiência rica. "A avaliação dos jurados é importante porque leva em conta a visão de quem conhece de perto a atuação dos parlamentares nas comissões, no plenário, nas audiências públicas. Estamos acostumados a acompanhar quem atua para barrar propostas nocivas à sociedade e a relação de cada parlamentar com a sociedade civil", diz a diretora da ANTC.

Lucieni conta que critério levou em conta na hora de escolher os parlamentares. "Consideramos a visão do parlamentar sobre o controle externo, a gestão pública, o controle social e a transparência. É extremamente importante a participação social no processo parlamentar", explica. Segundo ela, a definição dos melhores parlamentares pelo júri foi marcada pela convergência e pelo respeito entre os participantes do colegiado.

Por que premiar

Atualmente em sua décima edição, o prêmio foi criado para homenagear os melhores congressistas do país e enfrentar a ideia de que os políticos são iguais e todos eles desonram o mandato que receberam da população.

Segundo o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, “a décima edição do prêmio tem tudo para ser ainda mais marcante do que as nove anteriores”. Ele apoia sua expectativa em três fatos: o aumento da audiência do site, que continua a bater sucessos recordes; a busca de referências políticas num cenário de profunda frustração com as lideranças e os partidos tradicionais; e a importância cada vez maior que os políticos dão ao prêmio.

O Prêmio Congresso em Foco teve o patrocínio e apoio da AmbevAnabbGoverno de Mato GrossoUberAPCFAnffa SindicalSinprofazAnfipAnadefAMBCiclo de GestãoFebrafiteAbrigOAB-DFSindicato dos Jornalistas

<< Por que é seguro votar no Prêmio Congresso em Foco

<< Outras informações sobre o prêmio

Patrocínio:


Apoio:

 

Apoio Institucional:

 


Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!