Sarney alega ‘direito de representação’ sobre helicóptero público

Presidente do Senado não quis comentar o caso do rapaz que, graças a uma das viagens de helicóptero, teve de esperar atendimento com traumatismo craniano

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), comentou há pouco o uso que costuma fazer de um helicóptero da Polícia Militar em voos entre São Luís e sua ilha particular, no litoral maranhense. Como informou hoje (segunda, 22) o jornal Folha de S.Paulo (confira), a aeronave já serviu a Sarney e sua família ao menos duas vezes neste ano, embora tenha sido adquirida, ao custo de R$ 16,5 milhões, para “combater o crime e socorrer emergências médicas”.

Rodeado de repórteres na saída do Senado, Sarney repetiu o teor de nota divulgada ao jornal por sua assessoria, segundo a qual ele tem direitos de ex-presidente da República assegurados “em todo o território nacional”. “Eu tenho direito a transporte e segurança, de representação. Quando se fala em direito de representação, não é a serviço. Porque o presidente, que é o chefe do poder, onde ele vai tem direito a transporte e segurança”, resumiu apressadamente o senador. Ele se negou a comentar a situação do cidadão que, com traumatismo craniano e clavícula quebrada, teve de esperar um dos passeios de Sarney acabar para ser atendido pela PM.

Em uma das caronas de helicóptero público, registrada em vídeo obtido pelo jornal paulista, Sarney aparece na companhia de um empresário que tem contratos milionários com o governo maranhense – que é chefiado pela filha Roseana Sarney (PMDB). Duas viagens foram flagradas por um cinegrafista amador em dois domingos (26 de junho e 10 de julho), no desembarque do heliporto da PM na capital maranhense.

Sobre o episódio, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que o colega de partido, alçado à condição de “papa” por sua posição na política brasileira, hoje em dia é “uma figura institucional”, e que há 30 anos o que ele faz “está feito”. “Se ele usou, está usado”, resignou-se o parlamentar gaúcho.

Confira:
Simon: “Sarney é que nem o papa”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!