Rômulo Mesquita será o novo Diretor-Geral da Câmara

Servidor de carreira, o atual Diretor-Administrativo da Casa assumirá o cargo na próxima terça-feira. Os deputados Sandro Mabel e Roney Nemer estavam de olho na vaga

O servidor concursado da Câmara, Rômulo Souza Mesquita, assumirá na próxima semana o cargo de Diretor-Geral da Câmara no lugar de Sérgio Sampaio, que deixou a função para comandar a Casa Civil do Distrito Federal. Mesquita deve ser empossado na terça-feira, conforme apurou o Congresso em Foco.

A escolha de Mesquita ocorreu na manhã de hoje. Por volta das 9h, ele foi chamado à presidência e manteve uma conversa com Cunha por aproximadamente duas horas onde começou a desenhar as principais diretrizes de atuação do setor a partir de agora.

Após o anúncio da saída de Sampaio, três pessoas passaram a articular nos bastidores uma indicação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para a vaga. Os deputados Sandro Mabel (PMDB-GO) e Roney Nemer (PMDB-DF) estavam de olho no cargo, mas desistiram após conversas com Cunha. O presidente da Casa disse que para essa função preferia alguém de perfil mais técnico. Além disso, para colocar políticos em novas diretorias, Cunha precisaria fazer novas alterações no regimento interno da Casa, como aconteceu antes da nomeação do deputado Cléber Verde (PRB-MA), que atua como secretário de Comunicação da Câmara.

Outra pessoa que tentava uma indicação a vaga era a teóloga e advogada Maria Madalena da Silva Carneiro. Atualmente, Maria Madalena é a diretora de Recursos Humanos da Casa. E como revelou o Congresso em Foco, ela não tinha nenhuma experiência na área e assumiu o cargo com o apoio de Cunha.

Desta vez, porém, ela não conseguiu o suporte do presidente da Casa e, sem essa indicação, Madalena teria dito a colegas que “abdicou” da vaga em favor de Rômulo Mesquita.

Mesquita é servidor concursado da Câmara desde 1994 e já passou por comissões importantes como a de Constituição e Justiça. Ele estava desde fevereiro de 2013 na função de Diretor Administrativo da Casa. Sempre que Sérgio Sampaio deixava o cargo temporariamente, Rômulo Mesquita exercia interinamente as funções de Diretor-Geral da Câmara.

Saiba mais sobre a Câmara

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!