“Reforma será do povo brasileiro”, diz Vaccarezza

Deputado garante que reforma será votada a partir de agosto. Comissão lançou site para receber sugestões da população sobre a reforma política

O coordenador do grupo de trabalho que definirá as mudanças para a reforma política, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), lançou nesta quarta-feira (24) uma comunidade virtual para discutir e receber sugestões da população sobre o tema. O parlamentar também garantiu que as propostas serão votadas assim que os trabalhos legislativos forem retomados, em agosto.

"Esta reforma política não será apenas dos políticos. Se depender da nossa comissão, será uma reforma do povo brasileiro. […] Desta vez, vai ter votação da reforma política. Todas as pessoas querem que tenha uma mudança. Houve uma mudança no Brasil depois de todas as manifestações", disse. Vaccarezza destacou ainda dois pontos de maior interesse dentre os parlamentares: o financiamento de campanha e o sistema eleitoral.

Segundo o petista, a ferramenta virtual possibilita a interferência direta dos cidadãos sobre aqueles que irão votar as propostas de mudanças ao sistema vigente. Ele informou que, a partir de agosto os integrantes do grupo terão 90 dias para receber as propostas da população e incluir nos debates. "Qualquer brasileiro, de qualquer lugar do mundo vai poder encaminhar a sua proposta para a Câmara. E eu farei chegar na mão de todos os deputados e todos os senadores as propostas, para que quem quiser se informar sobre o debate terá um instrumento para isso", afirmou.

Quem quiser participar do processo de discussão da reforma polícia, pode acessar aqui a ferramenta criada hoje. O link direto fica na página principal da Câmara, embaixo do espaço e-Democracia. O portal permite a participação da sociedade por meio da internet. Os interessados poderão participar de fóruns temáticos e de sala de bate-papo.. O fórum fica aberto durante toda a discussão da matéria, enquanto o bate-papo ocorre ao vivo, durante as audiências públicas.

Vaccarezza explicou ainda que será criada uma biblioteca virtual para organizar e manter as informações sobre os debates, o trabalho da comissão e materiais de referência, como por exemplo, informações sobre o sistema político de outros países.

Mais sobre a reforma política

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!