Rede Sustentabilidade anuncia 800 mil assinaturas

Do total colhido, de acordo com a assessoria do novo partido, 102 mil foram validadas até agora pela Justiça Eleitoral. Apoios são necessários para legenda poder funcionar

A Rede Sustentabilidade anunciou nesta terça-feira (23) ter atingido a marca de 800 mil assinaturas para viabilizar a criação do novo partido. Para poder concorrer nas eleições de 2014, a legenda precisa conseguir aproximadamente 500 mil apoios válidos, distribuídos por nove estados, até 5 de outubro, um ano antes do pleito.

De acordo com a assessoria da Rede, do total de 800 mil a maior parte já foi entregue à Justiça eleitoral. Até agora, foram apresentadas 550 mil. A intenção é apresentar as assinaturas até a próxima semana. Para valer, os cartórios eleitorais precisam verificar a autenticidade dos apoios. A coleta começou há cinco meses.

A assessoria informou também que 102 mil assinaturas foram certificadas, aproximadamente 20% do necessário. No entanto, não disse quantas foram descartadas. A estimativa da legenda é que 30% seja desconsiderado pela Justiça Eleitoral. Após a verificação, o caso deve ir ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para homologação ou não do novo partido, criado pela ex-senadora Marina Silva no início do ano.

Mais sobre as eleições de 2014

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!