Radioweb levou prêmio para 500 cidades brasileiras

Parceria com a maior agência de notícias para rádio do país fez com que as informações sobre a premiação que distingue os melhores parlamentares chegasse a 546 emissoras de 483 municípios do país

 

Era o dia 7 de novembro de 1922. No Rio de Janeiro, o então presidente Epitácio Pessoa recepcionava o rei da Bélgica, Alberto I, e sua mulher, a rainha Isabel. Juntos, eles inauguravam a exposição em homenagem ao centenário da cidade. O discurso do presidente Epitácio Pessoa na abertura da exposição foi a primeira transmissão de rádio do país. Depois, ouviu-se a Ópera O Guarani, de Carlos Gomes, executada a partir do Teatro Municipal. Iniciavam-se ali os trabalhos da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora do país, fundada por Edgar Roquette-Pinto.

Exatamente na próxima segunda-feira (7), dia em que acontecerá em Brasília a festa de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2011, no Espaço Porto Vitória, em Brasília, a primeira transmissão de rádio do Brasil completará 89 anos. Depois disso, o homem conheceu a televisão e a avassaladora revolução da internet com as suas mídias sociais. Mas é impressionante como, tanto tempo depois, o rádio ainda se impõe como um dos mais fortes veículos de comunicação. É o que o Congresso em Foco pode constatar, ao firmar este ano parceria com a Agência Radioweb, a maior agência de notícias para rádio do país, para a divulgação do prêmio deste ano.

Do dia 5 de setembro ao dia 8 de outubro, a Agência Radioweb produziu 14 reportagens sobre o Prêmio Congresso em Foco. Cada matéria ficou à disposição das rádios afiliadas da agência por 48 horas no endereço www.agenciaradioweb.com.br . Ao todo, as 14 matérias foram aproveitadas nada menos que 1.876 vezes, por 546 emissoras espalhadas por 483 municípios de 25 estados, do Distrito Federal e até do exterior (rádios que têm programação em português).

Ouça aqui um dos boletins sobre o prêmio produzidos pela Agência Rádioweb

Alcance maior

Uma vez que o alcance de uma rádio muitas vezes ultrapassa as fronteiras do seu próprio município, o número de cidades atingidas pode ter sido muito maior. Como o tempo médio de cada boletim foi de 2 minutos, isso significa uma exposição de mais de 40 horas, ou cerca de duas horas de notícias sobre o prêmio por dia útil em que as reportagens ficaram à disposição das rádios. Ou seja, a cada 12 minutos, houve a veiculação de pelo menos uma reportagem em alguma das emissoras que utilizaram o material.

Para o diretor da Agência Radioweb, Geanoni Mousquer, essa parceria com Congresso em Foco para a escolha dos melhores deputados e senadores do ano é de fundamental importância. Primeiro, pela identificação entre os veículos. A Rádioweb encontrou na internet o caminho para a veiculação de seu trabalho jornalístico para rádios. A partir de seu site é que a Radioweb torna disponíveis suas reportagens e programas para as rádios afiliadas. Da mesma forma, o Congresso em Foco faz jornalismo pela internet desde 2004, com a preocupação de usar a mídia da forma mais ampla possível.

"Essa parceria, para nós, é da maior importância, pelo prestígio que o Congresso em Foco alcançou no meio jornalístico brasileiro, pela sua credibilidade, mesmo ainda enfrentando todas as dificuldades inerentes ao seu ineditismo, como veículo numa plataforma nova como é a internet", considera Geanoni. Para o diretor da Radioweb, o Prêmio Congresso em Foco é a "última oportunidade que os políticos têm de buscar uma identificação com a sociedade". "É o caminho para separar o joio do trigo, para evitar uma generalização, que pode ser muito perigosa para a democracia. A gente bem sabe qual é o caminho que leva a crença de que nenhum político presta e de que é melhor fechar o Congresso Nacional".

Construção da democracia

Este ano, a festa do Prêmio Congresso em Foco 2011 terá como tema a construção da democracia. Trata-se da ideia de que fazer do Brasil uma democracia cada vez mais justa e transparente é tarefa de todos, não apenas daqueles que exercem a política de forma direta, mas também de cada cidadão que escolhe seus representantes. Nesse sentido, o prêmio é uma forma de estabelecer um bom padrão de comportamento na atividade política, pela ótica da expectativa das pessoas, que são os que escolhem os vencedores a cada ano.

Ser capaz de separar o joio do trigo, identificando entre os parlamentares aqueles que têm uma preocupação com os anseios da sociedade e é por ela que lutam, é uma tarefa de cidadania. E é essa a tarefa pretendida pelo Congresso em Foco ao premiar os melhores parlamentares a cada ano.

A escolha dos melhores deputados e senadores se dá em duas etapas. Na primeira, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram, na categoria geral e nas categorias especiais. Este ano, votaram nessa primeira etapa 267 jornalistas dos diversos veículos de comunicação credenciados para atuar no Congresso. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados formaram a lista dos finalistas. Os cinco parlamentares (deputados ou senadores) mais lembrados são os finalistas nas categorias especiais (Parlamentar de Futuro – para aqueles que têm menos de 45 anos; Defesa da Democracia e da Cidadania; Defesa do Consumidor; Defesa da Segurança Jurídica e Qualidade de Vida; Defesa dos Municípios, e Promoção da Saúde). Quando houve empate no número de votos dos últimos a entrar na lista, o número de finalistas foi acrescido.

A lista com esses finalistas foi colocada, então, para a avaliação final dos internautas, a segunda etapa do processo de escolha. A votação entre os internautas encerrou-se no dia 9 de outubro. Ao contrário dos anos anteriores, a notícia sobre quem foram os vencedores não foi divulgada. Os nomes dos melhores deputados e senadores de 2011 só será conhecido na festa de premiação. Todos os finalistas, porém, de alguma forma serão distinguidos. Eles receberão um diploma que atesta que estão entre os melhores do ano. Os vencedores recebem um troféu.

Na confraternização, na próxima segunda-feira (7), haverá ainda um show do cantor e compositor João Donato e da cantora Maíra Freitas.

Parceiros

Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras.

Petrobras elogia Prêmio Congresso em Foco

Congresso em Foco premia parlamentar de futuro

Apoiam o prêmio a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

Leia também:

Defensores Públicos fecham apoio a prêmio

APCF será parceira do Prêmio Congresso em Foco

Anfip está no Prêmio Congresso em Foco

Febrafite fecha apoio ao Prêmio Congresso em Foco

Radioweb apoia Prêmio Congresso em Foco

Reconhecimento pela identificação com o consumidor

Associações de cartórios premiarão segurança jurídica

Frente de prefeitos confirma apoio ao prêmio

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco

São parceiros do Prêmio Congresso em Foco o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Agência Radioweb.

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!