Quem são os melhores parlamentares do ano

Começa hoje a segunda e decisiva etapa do Prêmio Congresso em Foco 2012. Confira quem são os selecionados pelos jornalistas e faça agora você as suas escolhas

Cinquenta parlamentares representam o que há de melhor no Congresso em 2012, na avaliação dos jornalistas que acompanham as atividades da Câmara e do Senado. Ao todo, 33 deputados e 17 senadores ficaram entre os melhores parlamentares do ano.

Eles foram selecionados para as 11 categorias do Prêmio Congresso em Foco 2012, que entra hoje (13) em sua segunda e decisiva fase, com o início da votação na internet. Todos os 50 congressistas escolhidos pelos jornalistas já garantiram algum tipo de distinção no evento de premiação, que será realizado em Brasília em 8 de novembro: troféu, placa de homenagem ou certificado.

Agora, caberá ao internauta decidir a classificação final das duas categorias principais – a de melhor deputado e melhor senador – e das outras nove categorias especiais contempladas nesta sétima edição do Prêmio Congresso em Foco. Pela internet, o público também poderá incluir, em cada categoria, mais um nome, desde que ele não responda a acusações criminais no Supremo Tribunal Federal, nos conselhos de ética da Câmara e do Senado, nem seja alvo de denúncias de grave ofensa aos direitos humanos (racismo, trabalho escravo, homofobia etc.).

Entre aqui para votar no Prêmio Congresso em Foco 2012

Nas duas categorias gerais, foram indicados os 25 nomes mais destacados na Câmara e os dez mais votados no Senado. Também avançaram à etapa final os cinco parlamentares mais destacados pelos jornalistas nas seguintes categorias especiais:

Combate ao crime organizado”, apoiada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF);

Defesa da democracia”, patrocinada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF);

Defesa da Previdência Social e dos servidores públicos”, com o apoio da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip);

Defesa da segurança jurídica e da cidadania”, apoiada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg)  e também pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen);

Defesa dos consumidores”, categoria apoiada pela Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical);

Parlamentares de Futuro”, categoria - patrocinada pela Ambev - na qual serão distinguidos somente os deputados e senadores com menos de 45 anos.

E outras três categorias, que premiarão os parlamentares de maior destaque na defesa da inovação tecnológica, do desenvolvimento econômico e da saúde.

Os campeões em indicações

Entre os finalistas, 19 concorrem a mais de uma categoria. Em seu segundo ano de mandato, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) foi indicado para concorrer a cinco categorias – entre elas, a de melhor senador e a de parlamentar com menos de 45 anos de maior futuro. Também veio do Senado o segundo maior concorrente desta edição: Pedro Taques (PDT-MT), que disputa em quatro categorias.

A seleção dos finalistas foi feita por 186 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional pelos mais diversos veículos de comunicação, em votação realizada entre 8 e 10 de agosto, sob a fiscalização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). Três urnas circularam entre a Câmara, o Senado e as principais redações de Brasília, além do Supremo Tribunal Federal (STF), onde ocorre o julgamento do mensalão.

Este ano é o primeiro em que vigora expressamente a proibição de premiar parlamentares processados. O veto ao nome deles se estende à segunda grande novidade prevista no regulamento de 2012. Pela primeira vez no Prêmio Congresso em Foco, o internauta poderá acrescentar em cada categoria nomes que não foram contemplados pelos jornalistas.

Durante o período de votação, o Congresso em Foco divulgará boletins parciais com os resultados da votação dos internautas. Mas a ordem final de classificação só será revelada no evento de premiação, no dia 8 de novembro.

A votação

O processo de votação na internet será monitorado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federal (APCF). Para ser computado, o voto do internauta será confirmado por link a ser enviado por e-mail após votação no próprio site. Não é possível votar mais de uma vez com o mesmo e-mail. O monitoramento realizado também identifica votos de origem irregular, impedindo a sua contabilização.

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado receberão troféus e diplomas. Para os deputados e senadores classificados entre o quarto e o décimo lugares em cada Casa, serão entregues placas e diplomas. Todos os demais parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas serão agraciados com certificados. Placas e diplomas serão entregues ao vencedor de cada categoria especial. Aos demais pré-selecionados, certificados. Também serão homenageados com placa e diploma o deputado e o senador que obtiverem maior número de votos dos jornalistas na primeira fase.

O Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do site Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, que tem como finalidade premiar os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e permanente.

Quem apoia

A edição deste ano tem, até este momento, o patrocínio da AmBev e da Souza Cruz, o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Arpen Brasil, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Anfip,da Anffa Sindical e da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A iniciativa tem o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal.

A lista dos finalistas do Prêmio Congresso em Foco 2012

Jantar lança o Prêmio Congresso em Foco 2012
Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco
Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!