Quem mais defendeu o consumidor no Congresso

Reguffe, Rodrigo Rollemberg, Paulo Paim, Roberto Santiago e Ivan Valente foram escolhidos pelos jornalistas para disputar a nova categoria do Prêmio Congresso em Foco

Na semana passada o ministro do Turismo, Pedro Novais, admitiu na Câmara a possibilidade de desvios de recursos nos convênios de sua pasta. Em julho, a Casa debateu os riscos da fusão para o consumidor de duas gigantes do setor frigorífico do país. Essas duas audiências públicas que, aparentemente, guardam pouca relação entre si têm algo em comum: foram propostas em conjunto pelos deputados Reguffe (PDT-DF) e Ivan Valente (Psol-SP) na Comissão de Defesa do Consumidor.

Reguffe e Ivan Valente estão entre os cinco parlamentares mais destacados pelos jornalistas na categoria "Defesa do Consumidor", apoiada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), do Prêmio Congresso em Foco 2011. A ordem final da classificação será definida pelo internauta, em votação que começa amanhã (22).

A relação dos parlamentares que mais se destacaram na defesa do consumidor traz ainda os presidentes das duas comissões que tratam do assunto: o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e o deputado Roberto Santiago (PV-SP). Segundo mais votado entre os jornalistas, Rollemberg conduz as discussões da reformulação do Código de Defesa do Consumidor no Senado. A lista é reforçada ainda por um dos principais defensores dos direitos dos aposentados e dos servidores públicos, o senador Paulo Paim (PT-RS).

Veja quantos votos cada finalista da categoria Defesa do Consumidor recebeu:
Reguffe (PDT-DF) – 27 votos
Rodrigo Rollemberg  (PSB-DF) – 21 votos
Paulo Paim (PT-RS) – 19 votos
Roberto Santiago (PV-SP) – 12 votos
Ivan Valente (Psol-SP) – 12 votos

Cada jornalista escolheu até três nomes para a categoria. Apenas os cinco mais votados serão submetidos agora à votação na internet, que começa na próxima segunda-feira (22). O objetivo da premiação é estimular a reflexão sobre a atuação dos parlamentares e valorizar aqueles que mais se destacaram ao longo do ano no Congresso. Todos os cinco parlamentares selecionados pelos jornalistas serão premiados no dia 7 de novembro com certificados. O mais votado pelos internautas, no entanto, receberá ainda um troféu.

Veja mais:

Os parlamentares de futuro, segundo os jornalistas

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Estreantes se destacam entre os melhores do Senado

Clique aqui para saber mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!