PT vai apoiar Eduardo Paes no Rio de Janeiro

O candidato e ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) tem o apoio do PT no segundo turno das eleições. Em nota, o Partido dos Trabalhadores afirmou orientar a militância e a base social ao voto "contra Crivella e Bolsonaro".

Pelo Twitter, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, falou sobre a decisão do Diretório Estadual do PT-RJ.

“Nós, petistas, temos clareza de nossa responsabilidade com a cidade e com os cariocas. Consideramos que derrotar Crivella e Bolsonaro é a prioridade. Precisamos virar a página dessa administração desastrada e incompetente”, afirma o partido.

O comunicado diz ainda que “Paes se coloca no campo do social-liberalismo e tem avaliação positiva como gestor público e de comportamento democrático”. No entanto, se encontra em um campo político distante das bandeiras defendidas pelo PT.

No primeiro turno, o PT lançou a deputada federal Benedita da Silva à prefeitura. Ela terminou em quarto lugar com 11,27%, apenas 904 votos atrás de Martha Rocha (PDT), que teve 11,30%.

Apesar da tendência de partidos de esquerda e centro-esquerda de apoiarem Paes, o PDT decidiu que vai adotar a neutralidade na eleição de segundo turno do Rio. Durante os debates de primeiro turno, Paes e a candidata do PDT, Martha Rocha, protagonizaram diversos embates.

Rio: Paes lidera com 71% dos votos válidos e Crivella tem 29%, mostra pesquisa

Pesquisa do instituto RealTime Big Data/CNN Brasil mostra que o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) venceria  Marcelo Crivella (Republicanos) no segundo turno se as eleições fossem hoje. Paes aparece com 71% das intenções de votos válidas, ante 29% do atual prefeito. Neste caso, desconsideram-se as respostas que apontaram votos nulos ou brancos.

O PT também anunciou apoio à candidatura de Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo contra o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB). O apoio foi formalizado na noite de hoje em um hotel do centro da capital paulista.

Confira a nota do PT na íntegra:

ELES NÃO!

ORIENTAÇÃO AOS PETISTAS SOBRE O SEGUNDO TURNO NO RIO

No 2º turno das eleições no Rio teremos a presença do atual prefeito Crivella e do ex-prefeito Eduardo Paes.

Crivella, apoiado por Bolsonaro, é responsável pelo caos administrativo, desconstrução das políticas sociais, sucateamento dos equipamentos municipais de saúde e educação, descaso com o funcionalismo e falta seriedade no combate à pandemia. Crivella e seu padrinho representam a extrema direita, são a expressão de uma política intolerante, preconceituosa e sem cuidado com as pessoas.

Eduardo Paes se coloca no campo do social liberalismo e tem avaliação positiva como gestor público e de comportamento democrático. No entanto, hoje se encontra em um campo político distante das bandeiras que defendemos.

Nós, petistas, temos clareza de nossa responsabilidade com a cidade e com os cariocas. Consideramos que derrotar Crivella e Bolsonaro é decisivo. Precisamos virar a página dessa administração desastrada e incompetente.

Sendo assim, orientamos nossa militância e base social ao voto contra Crivella e Bolsonaro.

Esperamos que Eduardo Paes, eleito, cumpra suas promessas eleitorais. Nossa aguerrida bancada será implacável na defesa dos interesses do povo carioca, fiscalizando as ações do Executivo Municipal. Não desejamos nenhuma contrapartida. Cobramos, sim, a manutenção de seu compromisso com uma agenda democrática e que atenda as demandas mais sentidas para recuperação de qualidade de vida dos cariocas.

COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL – PT CARIOCA

> Confira as últimas notícias sobre as Eleições Municipais 2020

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!