Protestos contra Temer e a própria Olimpíada marcam dia de abertura do evento

Manifestantes contrários à realização do evento e com críticas ao governo do presidente interino realizaram protestos na capital fluminense. Em Copacabana, trajeto da tocha olímpica teve que ser alterado para evitar o encontro com ato contra Temer

A poucas horas do início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro foi palco de diversos protestos nesta sexta-feira (5). Manifestantes contrários à realização do evento e com críticas ao governo do presidente interino Michel Temer se concentraram na praça Afonso Pena, nas proximidades do Maracanã - local da festa que marca o início oficial da competição. Policiais Militares atiraram bombas de gás e de efeito moral contra o protesto, que foi dispersado.

O acirramento aconteceu após um grupo de jovens manifestantes, alguns com o rosto coberto, terem incendiado uma bandeira do Brasil. Os manifestantes saíram correndo com o tecido em chamas, simulando o ritual de condução da tocha olímpica.

Mais cedo, em Copacabana, zona sul da capital fluminense, o trajeto da tocha olímpica teve que ser alterado no início da tarde para evitar o encontro com um grupo de centenas de manifestantes que ocupavam um trecho da orla. Os organizadores desviaram o revezamento para dentro do bairro. A última parada da tocha foi no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas.

Temer embarcou na tarde de hoje para o Rio de Janeiro para participar da cerimônia. Ele recebeu chefes de Estado, de governo, vice-presidentes e chanceleres estrangeiros no Palácio do Itamaraty. Entre os convidados estão a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não participará da abertura dos jogos e enviou em seu lugar o vice, John Kerry.

(Com informações da Agência Brasil)

Mais sobre Olimpíadas de 2016

Mais sobre o Brasil nas ruas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!