Pros e PP anunciam formação de bloco partidário

União dos dois partidos garante a terceira maior bancada na Câmara, atrás apenas de PT e PMDB. Com o acordo, eles terão mais prerrogativas em plenário, como discursos e de instrumentos de obstrução

PP e Pros anunciaram nesta terça-feira (5) a criação de um bloco partidário na Câmara. Com a decisão, os dois partidos terão a terceira maior bancada da Câmara, com 57 parlamentares em exercício do mandato. As maiores legendas na Casa são PT, com 88, e PMDB, com 76. A formação do grupo será formalizada amanhã (6).

De acordo com o líder do Pros, Givaldo Carimbão (AL), os partidos começaram a conversa sobre a formação de um bloco há três semanas. "O entendimento foi de uma agenda programática", afirmou Carimbão. Ambas as legendas fazem parte da base de apoio de Dilma Rousseff no Congresso. A intenção é continuar entre os aliados.

O novo bloco será liderado por Eduardo da Fonte (PP-PE), e terá como Carimbão como vice líder. Atualmente, o PP possui 40 parlamentares em exercício, enquanto o Pros 17. A união não dá direito a mais cargos ou espaço em comissões, mas garante um tempo maior nas discussões em plenário e no uso de instrumentos de obstrução e apresentação de requerimentos.

Outros textos sobre partidos políticos

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!