Projetos de conscientização fiscal recebem prêmio em Brasília

Febrafite escolheu as três melhores iniciativas desenvolvidas no país que trabalham o tema da educação fiscal. Dois projetos gaúchos e um paranaense foram escolhidos. Eles receberam o prêmio esta semana em Brasília

Um projeto de educação fiscal nas escolas de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi o grande vencedor da primeira edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite).

Febrafite premia as melhores iniciativas de conscientização fiscal

Além do primeiro lugar, o Programa Municipal de Educação Fiscal do município gaúcho recebeu também R$ 15 mil. O projeto mobiliza anualmente 1,2 mil professores e 16 mil alunos para cursos, palestras e oficinas que tratam da educação fiscal. As atividades são desenvolvidas também em 35 municípios próximos de Santa Maria e envolvem 51 das 54 escolas municipais da região. Em 2012, realizou 95 eventos e lançou uma página na internet que já foi acessada por 504 cidades brasileiras.

Segundo os coordenadores do projeto, representados por Rosaura de Fátima Oliveira, Helaine Rosa Simon e Rozânia Rosa, a ideia é levar as informações sobre administração pública com elementos lúdicos como a dança e a música.

O segundo lugar ficou com o Projeto Sociedade Eticamente Responsável, desenvolvido pelo Observatório Social de Maringá, no Paraná. Por meio de concursos de redação, peças teatrais, música e poesia, o projeto leva a mensagem sobre a necessidade social e econômica dos tributos para o financiamento das políticas públicas e ressalta a sua correta aplicação.

Outro projeto gaúcho levou o terceiro lugar na premiação. O projeto Educação Fiscal: Exercício da Cidadania, desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Yara Ferraz Gaia, da cidade de Montenegro. A iniciativa trabalha o tema Educação Fiscal transversalmente em sala de aula por meio de atividades que desenvolvem a consciência cidadã de forma lúdica e prazerosa, envolvendo toda a Comunidade escolar, com desfiles cívicos, caminhadas, blitz educativa, teatro, dramatizações, palestras, entrevistas, pesquisas e gincanas, entre outras.

A festa de premiação aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, na última terça-feira (20), e contou com a participação de autoridades, representantes das associações filiadas e sindicatos do Fisco estadual/distrital, de entidades nacionais dos servidores das Carreiras Típicas de Estado, dos representantes das dez iniciativas finalistas do prêmio, entre outras. A Orquestra Meninos do Itapoã animou a festa.

O Congresso em Foco apoia o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que é realizado em parceria com a Escola de Administração Fazendária –(ESAF) e o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). A Febrafite é uma entidade representativa do fisco estadual em âmbito nacional. Segundo informações institucionais, a entidade acredita que a grande maioria dos brasileiros desconhece a função socioeconômica do tributo e pagam seus impostos sem o conhecimento do que estão efetivamente pagando.

Febrafite lança no Congresso prêmio de educação fiscal

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!