Processo contra deputado ligado a Cachoeira tem relator

Ronaldo Benedet (PMDB-SC) será o responsável pela investigação preliminar contra Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) pelo seu envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Outros dois relatores foram definidos pelo Conselho de Ética da Câmara

Mais de um mês após ser aberto processo de investigação contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) por quebra de decoro parlamentar, o Conselho de Ética da Câmara definiu o relator do caso. Será o deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) o responsável por conduzir a investigação preliminar contra o tucano, acusado de ter se beneficiado do esquema ilegal montado pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Leréia começou a ser investigado nove meses atrás em uma comissão de sindicância da Casa durante o desenrolar da CPI do Cachoeira. Em dezembro, a Mesa Diretora decidiu encaminhar o processo para o Conselho de Ética. Na época, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), relator do caso na comissão de sindicância, afirmou que as relações de Leréia com Cachoeira “estão muito acima de uma relação de amizade ou política, e sim, uma relação comercial com ganhos dentro dos interesses que não são compatíveis com o mandato parlamentar”.

Leréia se manifestou sobre o caso no ano passado, quando estourou o Caso Cachoeira. Disse que é amigo do contraventor, mas que jamais intercedeu em licitação de interesse do empresário. O tucano chegou a desejar feliz aniversário para Cachoeira em discurso na tribuna da Câmara. Ele assegurou ainda não ter relação com a exploração de jogos ilegais que motivou a investigação sobre o contraventor.

Além do caso envolvendo Leréia, também foram definidos os relatores dos processos envolvendo os deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Eudes Xavier (PT-CE). Marcos Rogério (PDT-RO) vai conduzir o processo contra Devanir Ribeiro. Já a investigação contra Xavier terá o ex-presidente do Conselho de Ética Carlos Araújo (PSD-BA). Ambos terão até a próxima quarta-feira (31) para apresentar um parecer preliminar.

Veja tudo sobre o Caso Cachoeira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!