Principal empresa do PAC, Delta deve ter sigilo quebrado

Integrantes da CPMI do Cachoeira querem mais informações sobre as transações da construtora em todo país

Principal empresa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Delta Construções viu-se no meio do olho do furacão depois que a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Com o surgimento de denúncias de tráfico de influência e de corrupção contra a construtora e seu então dono, Fernando Cavendish, acabou sem presidente e foi comprada pelo grupo JBS/Friboi.

Sessão de hoje pode jogar por terra acordão na CPI
Leia tudo sobre o Caso Cachoeira

Leia outros destaques de hoje no Congresso em Foco

Com a revelação das ligações da empresa, a Delta virou um dos principais alvos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira. Começou com a ligação do ex-diretor da construtora no centro-oeste Cláudio Abreu, que prestará depoimento amanhã (30) na comissão. No entanto, novas informações sugerem que a companhia está implicada em todo o país.

Primeiro, os integrantes da comissão aprovaram a quebra de sigilo da empresa nos quatro estados do Centro-Oeste e no Tocantins . Hoje, os integrantes da CPI podem determinar a quebra no restante do país. Indiretamente, isso já aconteceu, quando a CPMI pediu a íntegra dos autos da Operação Saint Michel, da Polícia Civil do Distrito Federal.

CPI quer seguir o rastro do dinheiro da Delta
Oposição se divide na CPI do Cachoeira

Na Operação Saint Michel, foi quebrado o sigilo nacional da Delta, a pedido da Jutiça do Distrito Federal. Porém, para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), autor do requerimento pedindo todas as informações da Saint Michel, os dados da Justiça local podem ser insuficientes. “Primeiro, a gente não sabe qual o período da quebra. Depois, nem tivemos acesso às informações ainda”, explicou.

Entre os itens na pauta de hoje, estão a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da Delta dos últimos cinco anos, assim como do seu ex-presidente Fernando Cavendish. Também a convocação de diretores estaduais, o acesso a cópia de todos os procedimentos licitatórios da Delta com o Dnit e dos relatórios de auditoria e procedimentos instaurados contra a Delta na Controladoria Geral da União (CGU) desde 2006.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!