Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Prêmio valoriza democracia, dizem parlamentares

Edson Sardinha


Em cerimônia encerrada há pouco 11 senadores e 27 deputados receberam o Prêmio Congresso em Foco 2009 como aqueles que mais bem representaram a população no ano. O escândalo político que atinge o governo do Distrito Federal e as crises enfrentadas pelo Senado ao longo do ano foram lembrados pelos parlamentares. A maioria deles destacou a importância do prêmio como contraponto ao que há de ruim na política brasileira e como instrumento de valorização da democracia. 


Senador mais votado no Prêmio Congresso em Foco, Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu, na noite desta segunda-feira (7) que seu nome seja retirado do troféu. “Pediria que tirassem meu nome e colocassem apenas: ‘Ganhou esse prêmio um brasiliense.”


Deputada mais votada pelos internautas, Manuela D’ávila (PCdoB-RS) disse que o Parlamento é altamente necessário para aperfeiçoar a democracia brasileira. “Não existe democracia sem o Congresso forte e sem proximidade com a população”, afirmou ela, ao receber o reconhecimento, na noite desta segunda-feira (7).


O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), mais votado pelos jornalistas, disse que é preciso acabar com "pastelão panetônico", numa referência ao mensalão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). "Isso não pode virar rotina", pediu Alencar.


A senadora e pré-candidata à Presidência da República Marina Silva (PV-AC), a mais votada pelos jornalistas e a mais lembrada pelos internautas na defesa do meio ambiente, afirmou que as preocupações ambientais mostram que tipo de futuro se quer para o país e o planeta.


“Mostra qual a visão antecipada de país nós queremos para os próximos 20 anos”, exemplificou a senadora, eleita por 21.696 internautas a parlamentar que mais se destaca na preservação ambiental.

Com novas categorias de premiação e novos parceiros, o Prêmio chega ao final de sua quarta edição sem mudar seu objetivo: estimular os brasileiros a analisarem o desempenho de deputados e senadores e a prestarem mais atenção no que se passa no Parlamento.


Além dos parlamentares que mais se destacaram no mandato, foram homenageados os congressistas que mais se destacaram na defesa da educação e do meio ambiente e os autores das melhores iniciativas legislativas de 2009. Outra novidade: também foram homenageados os parlamentares mais bem avaliados pelos jornalistas. Pela segunda vez, também foi premiado o parlamentar que, na avaliação dos internautas, mais atuou no combate à corrupção.

Os mestres de cerimônia de premiação forma os jornalistas Cristina Serra e Heraldo Pereira, ambos da TV Globo.


O Prêmio é patrocinado pela Petrobras e pela AmBev. Outras sete entidades apóiam a iniciativa: Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Leia ainda:

Cristovam: prêmio para “um brasiliense”
Manuela: “Não há democracia sem Congresso forte”

Fruet: "Questionamento deve ser permanente"
Virgílio: Congresso em Foco prestou grande serviço ao país
Marina recebe prêmio por defesa do meio ambiente
“Não existe democracia sem um Congresso forte”, diz Manuela
"Não tenho vergonha de ser política", diz Rita Camata
Chico Alencar defende fim do "pastelão panetônico"
Flávio Dino: "corrupção é caso de polícia e política"
Premiação combate o "ceticismo galopante"
  
Cristovam: sistema de seleção é democrático
Virgílio diz que prêmio estimula competição saudável
CNBB: "Com 10 justos no Congresso, Deus salvará"
Prêmio estimula ingresso de jovens na política, diz Rollemberg
Em instantes, a entrega do Prêmio Congresso em Foco
Mais informações sobre o Prêmio Congresso em Foco 2009

Continuar lendo