Prêmio vai homenagear quatro grandes vencedores

Únicos parlamentares premiados em todas as edições, os deputados Chico Alencar e Luiza Erundina e os ex-senadores Eduardo Suplicy e Pedro Simon vão receber homenagem especial nesta quinta-feira

Paulo Negreiros
Cabelos grisalhos, nome à prova de escândalos políticos, histórico de defesa dos direitos humanos e combate à ditadura militar. Milhões de votos e reconhecimento popular – e dos próprios colegas, inclusive de outros partidos. Essas são algumas das características que unem os quatro parlamentares homenageados em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco: os deputados Chico Alencar (Psol-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) e os ex-senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Depois de deixarem o Senado, no fim de janeiro, Simon e Suplicy voltarão a Brasília na próxima quinta-feira (8) para serem homenageados, ao lado de Erundina e Chico, pelo conjunto de seu desempenho no Prêmio Congresso em Foco. Os quatro foram apontados entre os melhores deputados e senadores em todas as edições do prêmio. Os dois deputados ainda concorrem este ano. E foram novamente indicados entre os melhores pelos profissionais de imprensa, em categoria à parte. Os vencedores deste ano só serão anunciados na cerimônia de premiação.

Emoção e respeito

Com 32 anos de mandato no Senado, Pedro Simon diz que a premiação tem a marca da credibilidade. “O Congresso em Foco é respeitado. Quem é premiado se emociona, quem não é, reconhece. E eu me emociono com quem está do meu lado. Nota dez para o Chico, a Erundina e o Suplicy. São três nomes excepcionais. Estou aí para tapar buraco”, diz, bem-humorado, o ex-senador de 85 anos.

Atual secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, de 74 anos, vê semelhança no perfil dos quatro parlamentares mais bem avaliados na história do prêmio. “Todos são reconhecidos por suas ações e valores, pelos objetivos que têm de construção de um Brasil justo, civilizado, com o aperfeiçoamento da democracia”, ressaltou o petista, que foi senador por 24 anos. Suplicy foi o mais votado pelos internautas em 2012 na categoria de melhor senador.

Única mulher entre os quatro grandes vencedores do prêmio, Luiza Erundina diz que sua responsabilidade é ainda maior. “Esse prêmio contribui para afirmar a participação da mulher para que ela dispute esse espaço de poder, para conquistar e afirmar seus direitos e se colocar diante dos homens em uma sociedade machista”, declarou a deputada, que completará 81 anos em novembro. “Esse prêmio me alimenta do ponto de vista do meu trabalho, dos meus compromissos”, acrescentou.

Mais jovem entre os quatro grandes homenageados, Chico Alencar entende que o prêmio é um antídoto contra o desânimo que, às vezes, ronda os parlamentares que combatem as más práticas na política. “Às vezes, a gente fica desanimado com a crise ética e dos partidos, com a carência de espírito público. Dá até vontade de desistir. Menções como essa fazem a gente continuar e ver que nem tudo está perdido”, afirma o deputado, que completará 66 anos no fim do mês. Chico foi eleito o melhor deputado pelos internautas em 2010 e 2011.

Os melhores parlamentares de 2015, na avaliação dos internautas e também dos jornalistas que cobrem o Congresso, serão conhecidos na próxima quinta-feira. Ao todo, foram registrados mais de 650 mil votos validados entre 20 de agosto e 20 de setembro, durante a votação na internet. O número representa mais que o dobro dos 250 mil votos computados na última edição do prêmio, em 2013.

Premiados

Serão premiados os 20 deputados e dez senadores mais votados nas duas principais categorias: “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados”. Também serão homenageados congressistas que se destacam em áreas específicas: “Parlamentares de Futuro” (aqueles com menos de 45 anos), “Defesa da Agropecuária”, “Defesa da Cidadania e da Justiça Social”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado” e “Profissionalização da Gestão Pública”.

Em uma votação à parte, 186 profissionais da imprensa elegeram os parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população na Câmara e no Senado. A votação foi realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, por meio de urnas itinerantes, e contou com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF).

Os cinco congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa serão homenageados em duas categorias especiais: “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”. Nos anos anteriores, a escolha dos jornalistas definia a lista dos premiados. Cabia ao internauta estabelecer a ordem final de classificação. Nas últimas edições, o voto da internet também permitiu a inclusão de um parlamentar, entre os não escolhidos pelos jornalistas, na relação final dos premiados.

Com quem contar

Na prática, como em todos os anos, o público foi convidado a refletir e responder a uma pergunta fundamental para o exercício da cidadania: com quem podemos contar para ter um Congresso melhor? Com essa provocação, o prêmio busca realçar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato.

A premiação também procura valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. A votação na internet também estimula a população, geralmente cética em relação ao Congresso, a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape), Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico DF) e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Prêmio Congresso em Foco agita o meio artístico

Parlamentares intensificam campanha por prêmio

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!