Prêmio: último boletim traz disputa embolada

Na votação dos indicados pelos jornalistas, a diferença é de menos de 15 votos em três categorias. Esta é a última parcial a ser divulgada antes da premiação, quando será conhecida a classificação dos premiados

Menos de 15 votos separam o primeiro do segundo colocado em três categorias do Prêmio Congresso em Foco 2012. O último boletim parcial divulgado antes do resultado final revela uma acirrada disputa pelo prêmio de melhor senador, melhor deputado e Parlamentar de Futuro, que premia os melhores parlamentares com menos de 45 anos. A votação continua na internet até o próximo dia 15, mas a classificação final só será conhecida na festa de premiação, no dia 8 de novembro, em Brasília. Até lá, nenhuma parcial mais será divulgada.

Ainda não votou? Entre aqui para votar

Emoção não vai faltar. Até as 15h de hoje (9), Cristovam Buarque (PDT-DF) mantinha vantagem de apenas 14 votos sobre Eduardo Suplicy (PT-SP) na categoria geral de melhor senador. Essa também é a diferença entre o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), primeiro colocado, e o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) na categoria Parlamentar de Futuro. Menos votos ainda separam Jean de Chico Alencar (Psol-RJ) na disputa pelo prêmio de melhor deputado. Somente 13 votos.

Veja os resultados do último boletim antes da premiação

Também é grande a corrida dos parlamentares que não foram indicados pelos jornalistas para integrar a relação dos premiados. O deputado Fernando Francischini (PEN-PR), por exemplo, tem apenas um voto de vantagem sobre o também deputado Cláudio Puty (PT-PA) na categoria que distingue os congressistas com menos de 45 anos que mais se destacaram este ano. E apenas três votos separam o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) de Jean Wyllys na disputa para ser incluído na lista dos distinguidos na Defesa da Democracia.

Veja como está a disputa para ser incluído na lista dos premiados

Escolha do internauta

Este ano, o Congresso em Foco abriu a possibilidade de os internautas incluírem novos nomes entre os premiados, que são escolhidos em votação inicial entre os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Para essa inclusão, porém, o site estabeleceu algumas regras. Não podem ser votados parlamentares que respondem a processo na Justiça, a ações nos conselhos de ética da Câmara e do Senado, e que não sofram acusações de violações de direitos humanos, como trabalho escravo e homofobia.

O Prêmio Congresso em Foco, que em 2012 se realiza pelo sétimo ano consecutivo, tem o patrocínio da Ambev, da Petrobras e da Souza Cruz, e o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp). A iniciativa tem ainda o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Agência Radioweb, da Fábrica de Ideias e da ONG carioca A Voz do Cidadão, que mantém programa de mesmo nome na Rede CBN de Rádio.

Clique aqui para ver o boletim parcial com a escolha dos internautas

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!