Prêmio: Romário lidera indicações espontâneas entre os deputados

Ex-jogador entrou semana passada na lista dos parlamentares aptos a serem votados após o Ministério Público pedir o arquivamento da investigação contra ele

Mudanças na disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2013 . O deputado Romário (sem partido-RJ) assumiu a liderança das indicações espontâneas feitas pela sociedade para a categoria geral “Melhores Deputados”. Parcial divulgada na tarde desta quarta-feira (21) coloca o “Baixinho” à frente de Otoniel Lima (PRB-SP), parlamentar identificado com a defesa dos policiais e que até então era o mais votado dentre os deputados que ficaram de fora da lista pré-selecionada pelos jornalistas que cobrem as atividades do Congresso Nacional.

Pelas regras do prêmio, os jornalistas fazem uma “filtragem” inicial, em processo acompanhado e fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Romário foi excluído  dessa etapa de votação porque à época respondia a inquérito por crime ambiental no STF, o que o tornava inapto para receber votos, de acordo com item 11 do regulamento.

Tal restrição foi afastada, porém, pelo então procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Em uma das suas últimas decisões no exercício do cargo, Gurgel pediu o arquivamento do inquérito contra Romário. Na última sexta-feira, o Congresso em Foco colocou o nome do ex-jogador na lista dos congressistas que podem ser votados.

Em apenas cinco dias, ele assumiu o topo das indicações espontâneas. Considerando também os deputados selecionados pelos jornalistas, Romário é o quarto mais votado, atrás de Jean Wyllys (Psol-RJ), Chico Alencar (Psol-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP).

Aparece ainda na dianteira nas categorias especiais “Defesa da Democracia” e “Gestão Pública”. Desde que se tornou “elegível”, o deputado tem feito forte campanha nas redes sociais para que a população o prestigie na escolha dos melhores parlamentares do ano. Essa mobilização está de acordo com o regulamento, e é um dos efeitos positivos do prêmio: estimular os congressistas a utilizarem as ferramentas digitais para mostrarem o que estão fazendo e legitimarem a sua atuação no Poder Legislativo. A diferença é que o ex-jogador da seleção brasileira é hoje o parlamentar federal mais seguido nas mídias sociais. Sua conta no Twitter reúne quase 900 mil seguidores.

Em 9 de agosto, Romário anunciou a saída do PSB, partido pelo qual foi eleito em 2010. Por enquanto, ainda não anunciou a entrada em uma nova legenda. PR e PSD disputam o parlamentar fluminense, que disse recentemente ao jornal O Globo que sua meta é ser prefeito do Rio. Para poder concorrer a um cargo público em 2014, ele precisa formalizar uma nova filiação até 5 de outubro.

Não houve alterações significativas nas demais categorias em disputa. Cristovam Buarque (PDT-DF) prossegue como o mais votado entre os “Melhores Senadores”, seguido por Eduardo Suplicy (PT-SP), Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Simon (PMDB-RS).

A votação aberta pela internet vai até 9 de setembro. Em cada categoria, será incorporado à relação dos escolhidos pelos jornalistas um parlamentar a mais. Também caberá aos internautas definir a ordem de classificação dos deputados e senadores. Durante o processo de votação digital e até 2 de setembro, estão sendo divulgados boletins parciais – às segundas, quartas e sextas – mostrando as preferências da população. Os resultados finais serão conhecidos no evento de premiação, em 26 de setembro.

Esta é a oitava edição do Prêmio Congresso em Foco 2013, que tem, entre seus objetivos, estimular a reflexão sobre a atuação parlamentar, valorizar aqueles congressistas que mais se destacam ao longo do ano em diversas áreas de atuação e estimular os cidadãos a acompanharem mais de perto o desempenho individual dos parlamentares.

Patrocinado pela Ambev, o prêmio tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.

Entre aqui para ver os resultados parciais

Outras matérias sobre o Prêmio Congresso em Foco

O Legislativo brasileiro não é o que desejamos, mas é o que temos – e elegemos. E sem ele sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor. Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013.

ADPFAmbevAnespAnffa SindicalAnfipAPCFchico alencarCristovam BuarqueFebrafiteinternetJean Wyllysluiza erundinaMinistério PúblicoOtoniel LimaPedro SimonPGRPrêmio Congresso em FocoRandolfe Rodriguesredes sociaisRoberto GurgelromárioTwitter