Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Prêmio repercute em mais de mil veículos

Prêmio Congresso em Foco 2015 foi notícia nos principais jornais, sites, blogs, rádios, TVs e colunas jornalísticas do país. Nunca a disputa despertou tanto interesse também nas redes sociais

A edição mais comentada do Prêmio Congresso em Foco nas redes sociais também foi um sucesso entre os veículos de comunicação de todo o país. Do lançamento, em agosto, à festa de premiação, em outubro, a iniciativa de reconhecer e homenagear os parlamentares que, na avaliação dos internautas, melhor representam a população repercutiu em mais de mil rádios, jornais, sites e TVs. O número pode ter sido ainda maior, esses foram apenas os registros identificados.

 

Ao todo, foram 13 publicações em algumas das principais colunas do jornalismo brasileiro. Entre elas, Direto da Fonte, da jornalista Sônia Racy, de O Estado de S.Paulo; Coluna do Ancelmo, de Ancelmo Gois, e Panorama Político, de Ilimar Franco (O Globo); Brasília-DF, de Denise Rothenburg, e 360 Graus, de Jane Godoy, no Correio Braziliense. O prêmio também foi assunto em colunas do Estado de Minas e de O Tempo, dois dos maiores jornais mineiros, e do Correio*, um dos principais veículos da Bahia, entre outros.

Outras publicações líderes de circulação em seus estados, como O Popular, de Goiânia, O PovoDiário do Nordeste, de Fortaleza, e Diário de Pernambuco, de Recife, também dedicaram espaço ao Prêmio Congresso em Foco 2015, destacando, sobretudo, a participação dos parlamentares de seus estados.

Veja aqui quem publicou notícias sobre o prêmio

Na TV, o destaque ficou por conta da cobertura da premiação feita pela Record Brasília e pelo programa CQC, da Band. No rádio, o prêmio se espalhou por 826 emissoras de todo o país e até dos Estados Unidos por meio da Agência Radioweb, maior agência de notícias para rádio do Brasil e parceira institucional do Prêmio Congresso em Foco. Apenas nas emissoras alcançadas pela Radioweb foram contadas quase 900 inserções referentes à escolha dos melhores parlamentares.

Os veículos online também destacaram a disputa entre os congressistas. Sites e portais como o Brasil Post, o Brasil 247, o Pragmatismo Político, o GGN (Luís Nassif), o Fato Online, o Comunique-se, o Portal da Imprensa, o blog O Cafezinho e a Revista Fórum, entre outros, comentaram ou noticiaram a iniciativa. Fora o conteúdo produzido pelo próprio Congresso em Foco reproduzido por centenas de sites, quase 200 matérias sobre o prêmio foram feitas por outros veículos na internet.

Disputa na rede

Nunca a disputa pelo título de melhor deputado e senador movimentou tanto as redes e mídias sociais como em 2015. Foi grande o engajamento de diversas celebridades e jornalistas formadores de opinião, além dos próprios políticos e da sociedade. Comentaram sobre assunto figuras como o ator e humorista Gregório Duvivier; os cantores Tico Santa Cruz, Leoni, Leci Brandão e Sérgio Ricardo; bem como as jornalistas Rachel Sheherazade, Cristiana Lôbo e Christina Lemos – esta, responsável pela apresentação da premiação ao lado do também jornalista Carlos Campbell.

Após uma disputa que se estendeu na internet de 20 de agosto a 20 de setembro, os vencedores da nona edição do prêmio foram anunciados no último dia 8 no Unique Palace, em Brasília. Mais de 650 mil votos foram validados. O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) foram os vencedores nas duas categorias gerais – de melhor deputado e melhor senador. Ao todo, 33 parlamentares foram premiados por terem sido os mais bem avaliados pelos internautas. Também foram agraciados os cinco mais votados em cada Casa pelos jornalistas que cobrem o Congresso. A festa foi animada pelo show do cantor e compositor Leoni.

Premiação

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

O projeto conta ainda com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

Também apoiaram o Prêmio Congresso em Foco 2015 a Vintage, o Hotel Meliá e a Gráfica Coronário. O projeto teve a parceria institucional do site Vote na Web, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e da Agência Radioweb.

Resultado final da votação do Prêmio Congresso em Foco

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Comentários estão fechados.