Prêmio: oposição sai na frente na primeira parcial

Parlamentares independentes ou de partidos oposicionistas têm a liderança de todas as categorias em disputa, no primeiro boletim da votação na internet

Se o Prêmio Congresso em Foco é um bom termômetro do humor da sociedade em relação aos congressistas, como acreditamos que é, o primeiro boletim parcial da votação na internet traz um recado preocupante para o governo.

Parlamentares da oposição ou independentes – isto é, não alinhados automaticamente com as orientações governistas – encabeçam a votação em todas as categorias em disputa.

Veja aqui os resultados

O oposicionista Chico Alencar (Psol-RJ) começa na dianteira na categoria geral Melhores Deputados e em outras três categorias especiais: Defesa da Democracia, da Seguridade Social e dos Servidores Públicos e da Gestão Pública (embora, pelo regulamento, só possa ser premiado em no máximo duas categorias especiais, aquelas em que obtiver maior número de votos).

Outros dois deputados do Psol, Ivan Valente (SP), e Jean Wyllys (RJ) lideram, respectivamente, as categorias Defesa do Consumidor e Parlamentares do Futuro (que premia deputados e senadores com menos de 45 anos).

Dois senadores do PDT, ambos de perfil independente em relação ao governo, Cristovam Buarque (DF) e Pedro Taques (MT), também começam entre os primeiros. Cristovam lidera na Defesa da Educação e na categoria geral Melhores Senadores. Taques, no Combate ao Crime Organizado.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) é o mais votado na Defesa do Desenvolvimento Econômico.

Dentre os nomes espontaneamente sugeridos pela sociedade na internet, fora da lista prévia selecionada pelos jornalistas que cobrem o Congresso, uma surpresa na Câmara, com a liderança de Otoniel Lima (PRB-SP) na categoria geral Melhores Deputados. Na categoria Melhores Senadores, há uma disputa interna no PSDB. Alvaro Dias (PR) aparece apenas um voto à frente do provável candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves (MG).

A votação pela internet é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF). O objetivo é assegurar que, mais do que uma grande quantidade de votos, a votação seja feita com absoluta lisura.

O próximo boletim parcial será divulgado às 17h da próxima segunda-feira, dia 15.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF e ainda da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.

 

E você, já votou? Se não fez isso ainda, vai lá na página de votação

Saiba mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!