Prêmio: O Cafezinho sugere ‘mutirão’ por ‘candidatos progressistas’

Para jornalista que mantém o site, “onda reaça” favorece votação de parlamentares de direita, que aparecem nas primeiras colocações do prêmio, na última parcial divulgada. Votação se encerra neste domingo

Luma Poletti

O site O Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário, defendeu um “mutirão” entre seus leitores para votar em “candidatos progressistas” no Prêmio Congresso em Foco 2015, que homenageará os melhores deputados e senadores, de acordo com votação na internet que se encerra no próximo domingo (20). "O prêmio Congresso em Foco é um dos que mais repercute na opinião pública e no próprio congresso. Este ano, por causa da onda reaça, alguns deputados de ultradireita estão lá na frente, como o Eduardo Bolsonaro. O Cafezinho sugere aos internautas um mutirão para votarmos nos candidatos progressistas", defende Miguel do Rosário.

Clique aqui para votar

De acordo com a última parcial do prêmio, divulgada no último dia 10, dois parlamentares de perfil conservador despontavam na Câmara e no Senado. Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) apareciam na primeira colocação das categorias gerais – de melhor deputado e melhor senador, respectivamente. “Eu nunca fingi uma imparcialidade que não tenho, não desejo e na qual não acredito existir em nenhuma parte”, diz o jornalista, antes de sugerir voto em dois deputados: Wadih Damous (PT-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Segundo o regulamento do prêmio, apenas deputados e senadores que respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) não podem ser votados. Para garantir a plena regularidade do processo, o Congresso em Foco conta com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que monitora a votação pela internet.

Prêmio

A votação no Prêmio Congresso em Foco começou no dia 20 de agosto e termina no próximo domingo (20). O resultado da votação será anunciado na cerimônia de premiação, no dia 8 de outubro, em Brasília.

Serão premiados os dez senadores e os 20 deputados mais votados, nas categorias gerais (Melhores senadores do ano e Melhores deputados do ano) e os cinco parlamentares mais votados em cada uma das cinco categorias especiais: ”Parlamentares de Futuro”, “Defesa da Agropecuária”, “Cidadania e Justiça Social”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado” e “Profissionalização da Gestão Pública”. Além disso, serão homenageados os parlamentares mais votados nas categorias “Senadores e Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.

O Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e  Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape). O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!