Prêmio já acumula mais de 20 mil votos

Com menos de 48h de votação em andamento, já passa de 20 mil o total de votos computados no Prêmio Congresso em Foco 2007. Até agora, foram registrados 8.673 votos para os 25 deputados federais e 11.634 para os 16 senadores concorrentes. Destinado a reconhecer o trabalho dos congresistas que se destacam no cumprimento de suas obrigações neste ano e estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, o prêmio é disputado em duas fases.

Na primeira, realizada entre os últimos dias 10 e 12, 188 jornalistas que cobrem as atividades do Congresso escolheram os 41 parlamentares que, no seu entender, melhor representam a população no Câmara e no Senado. Na segunda, iniciada ontem (terça, 18) e que irá até 18 de novembro, os internautas definirão a classificação final dos deputados e senadores. Todos os 41 serão premiados, por meio de troféus, placas e certificados, de acordo com a colocação que obtiverem após a manifestação dos leitores do Congresso em Foco.

Neste momento (21h10 desta quarta, 19), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lidera a votação no Senado, seguido de perto por Cristovam Buarque (PDT-DF). Pedro Simon (PMDB-RS) vem pouco atrás, em terceiro. Na Câmara, Fernando Gabeira (PV-RJ), que prossegue na liderança, aumentou a  distância em relação aos demais concorrentes.  A deputada Luciana Genro (Psol-RS) permanece na segunda colocação. Continua em terceiro lugar outro parlamentar do Psol, Chico Alencar (RJ).

Eis a ordem de classificação dos dez parlamentares mais votados em cada Casa legislativa neste momento:

Senado – Suplicy, 1.162 votos; Cristovam, 1.115; Simon, 994; Paulo Paim (PT-RS), 763; Jefferson Péres (PDT-AM), 735;  José Nery (Psol-PA), 547; Aloizio Mercadante (PT-SP), 474; Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Tião Viana (PT-AC) empatados em oitavo lugar, com 430 votos; e Demóstenes Torres (DEM-GO), 359.

Câmara – Gabeira, 1.263 votos; Luciana Genro, 836; Chico Alencar, 803; Gustavo Fruet (PSDB-PR), 649; Ciro Gomes (PSB-CE), 643; José Eduardo Cardozo (PT-SP), 582 ; Ivan Valente (Psol-SP), 579; Luiza Erundina (PSB-SP), 522; Aldo Rebelo (PCdoB-SP), 503; e Raul Jungmann (PPS-PE), 501  votos.

O sistema de votação permite que o internauta escolha até cinco senadores e, no máximo, dez deputados. Para ser validado, o voto deve ser confirmado por meio de link , enviado ao e-mail informado pelo leitor. 

Acesse os resultados completos, atualizados on line. Se ainda não votou,  vá à página de votação. Para ter mais informações sobre o Prêmio Congresso em Foco, entre aqui. (Sylvio Costa)

Continuar lendo