Prêmio está pegando fogo nas rádios de todo o Brasil

Em apenas dois dias, 576 emissoras já levaram ao ar matérias sobre a disputa que apontará os melhores parlamentares brasileiros de 2013

Meus colegas aqui no Congresso em Foco já estão de saco cheio de tanto me ouvirem falar. Internet está mais pra rádio que pra jornal (e, complemento, em breve estará mais pra TV que pra revista). Internet é conversa, é diálogo, é dar a cara a tapa, falando coloquialmente e sem pompa. E aí, pessoal, olha que maravilha: mais uma vez, as rádios estão embarcando com tudo no Prêmio Congresso em Foco.

Graças aos amigos da Agência Radioweb. Em parceria com a gente, eles estão produzindo - sem grana entrando na parada, só em troca da divulgação que isso lhes proporciona - uma série de matérias sobre o prêmio. As pautas tratam de questões que o prêmio tangencia ou procura enfrentar, como o descrédito dos políticos, a crise de representação, a necessidade de valorizar o Poder Legislativo como peça fundamental na engrenagem de qualquer democracia. Ou da disputa em si: os parlamentares mais bem avaliados, sua trajetória, suas opiniões, as razões de serem reconhecidos como bons representantes da sociedade etc.

E essa conversa interessa a MUITA gente. Perdão, escapou. Desde os protestos de junho, quando aumentou muito o meu interesse em ouvir e ler pessoas com menos de 30 anos, tô numa fase de adoração por maiúsculas. Resultado. Mal a Radioweb começou a deixar as matérias à disposição das rádios brasileiras, lá no site deles, 576 emissoras (272 comerciais, 231 comunitárias e 29 educativas) já aproveitaram os áudios. Clique aqui para ver a relação completa das emissoras que, digamos assim, "abraçaram nossa causa", apenas nos dois primeiros dias em que tiveram esse material à sua disposição.

Valeu, Geanoni. Valeu, Paulo, Daniela e Caroline. Valeu, Fiori. Valeu, Iuri. Valeu, todo mundo aí da Radioweb. E aproveito para agradecer às muitas outras rádios que estão abrindo espaço para o nosso projeto, como a CBN, a Rádio Nacional e outras.

Com o prêmio, o Congresso em Foco pretende valorizar o trabalho dos melhores parlamentares do país e, principalmente, estimular a sociedade a acompanhar de perto a ação dos representantes eleitos.

Patrocinado pela Ambev, o prêmio  tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que fiscaliza a votação pela internet, Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.

Bem, daqui pra cima, a informação, os agradecimentos e o reconhecimento a quem nos ajuda a pagar os elevados custos do projeto. Agora, um pouquinho de opinião pessoal.

Sabe por que, no meu modesto entender, as rádios compraram tanto a ideia do prêmio, mais do que qualquer outra mídia? Porque o pessoal das rádios, que tem uma convivência muito próxima com as pessoas, com os ouvintes,  já sacou que fazer jornalismo não pode ser apenas mostrar problemas. Temos também, todos nós, jornalistas e veículos de comunicação, que apontar saídas, soluções. Ou então perderemos irremediavelmente, nesta terra abençoada e bonita por natureza, as seis letras finais da palavra democracia. E aí afogaremos todos, profissionais da comunicação e sociedade, num mar revolto, dominado por ceticismos, cinismos, egoísmos e outros ismos malditos. E isso, definitivamente, a gente não quer, né?

Outras informações sobre o prêmio

Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje

O Legislativo brasileiro não é o que desejamos, mas é o que temos - e elegemos. E sem ele sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor. Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013.

PS: e continuem acompanhando no mesmo endereço os boletins parciais de votação, divulgados às segundas, quartas e sextas, sempre por volta das 17h. Agorinha mesmo sai mais um...

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!