Prêmio Congresso em Foco: última semana para votar

Você só tem até domingo para escolher os deputados e senadores que, na sua opinião, fizeram a diferença em 2011. A festa de premiação será no dia 7 de novembro

É a reta final para a escolha dos deputados e senadores que, por seu trabalho, destacaram-se no ano de 2011. Termina no domingo (9) a votação para a edição 2011 do Prêmio Congresso em Foco. Como em todas as edições do prêmio, desde a primeira em 2006, são os internautas que escolhem os melhores parlamentares, a partir de uma lista prévia de finalistas escolhida pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Este ano, a participação dos jornalistas nessa primeira etapa de votação foi recorde: 267 profissionais de imprensa participaram da votação.

VOCÊ SÓ TEM ATÉ DOMINGO! ENTRE E ESCOLHA OS MELHORES PARLAMENTARES DE 2011

De acordo com o último boletim parcial de votação, divulgado na última sexta-feira (30), Cristovam Buarque (PDT-DF) liderava entre os senadores, e Chico Alencar (Psol-RJ) estava na frente entre os deputados. Essa, porém, é uma situação que pode mudar esta semana, com os votos que serão dados pelos internautas. Este ano, o Congresso em Foco não divulgará os nomes dos vencedores, senão na festa de premiação no dia 9 de novembro. E não serão também divulgados outros boletins parciais esta semana. Ou seja: o final da votação será no escuro. E a surpresa sobre os vencedores nas categorias gerais e nas categorias especiais será mantida até a festa de premiação.

VEJA AQUI TODOS OS BOLETINS PARCIAIS DE VOTAÇÃO DIVULGADOS

Padrão de comportamento

A partir de seu formato, o Prêmio Congresso em Foco visa estabelecer um padrão de comportamento que os eleitores, de um modo geral, buscam para os políticos brasileiros. Pouco importa na avaliação o quão poderosos são os políticos, quantos cargos eles conseguiram indicar no governo federal, que posições de destaque ocuparam, em quem eles mandam. O que importa mais é o grau de preocupação desses políticos com os problemas e anseios da sociedade, e de que forma eles atuam para, de alguma forma, resolver ou, pelo menos, minorar esses problemas.

É esse o pensamento que abarca a maioria das pessoas que votam nas duas etapas de votação do prêmio. Na primeira etapa, os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente os deputados e senadores que, na sua opinião, mais se destacaram, na categoria geral e nas categorias especiais. Este ano, votaram nessa primeira etapa 267 jornalistas dos diversos veículos de comunicação credenciados para atuar no Congresso. Os dez senadores e os 25 deputados mais votados formaram a lista dos finalistas. Os cinco parlamentares (deputados ou senadores) mais lembrados são os finalistas nas categorias especiais. Quando houve empate no número de votos dos últimos a entrar na lista, o número de finalistas foi acrescido.

A lista com esses finalistas é colocada, então, para a avaliação final dos internautas, que podem entrar na página do site e votar nos nomes de sua preferência. Uma demonstração de que tanto os jornalistas quanto os internautas entenderam o espírito por trás do prêmio é que nunca, em nenhuma das seis edições do prêmio, um político envolvido em denúncias de corrupção foi lembrado. É o que explica o diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, nesta entrevista à Rádioweb.

Clique aqui para ouvir a entrevista

Parceiros

Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras.

Petrobras elogia Prêmio Congresso em Foco
Congresso em Foco premia parlamentar de futuro

Apoiam o prêmio a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), a Federação Brasileira das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).

São parceiros do Prêmio Congresso em Foco o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e a Agência Rádioweb.

Leia tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo