Prêmio Congresso em Foco: mais de 650 mil votos

Com intensa campanha de parlamentares, partidos e artistas, votação deste ano alcançou mais que o dobro dos votos registrados na última edição. Quem são os melhores deputados e senadores? Resultado será anunciado na próxima semana

Antes mesmo do anúncio do resultado da votação, já é possível dizer que o Prêmio Congresso em Foco 2015 é um sucesso. Foram mais de 650 mil votos validados durante um mês de disputa na internet. O número representa mais que o dobro dos 250 mil votos registrados na última edição do prêmio, em 2013. O tão aguardado resultado será conhecido na quinta-feira da próxima semana (8), quando serão homenageados os deputados e senadores que, na avaliação dos internautas, melhor representam a população e mais se destacam em áreas específicas.

Além do crescente interesse por assuntos relacionados ao Congresso, natural em momento de tensão e crise política, o grande número de votos também pode ser atribuído às campanhas que os próprios parlamentares, partidos e artistas fizeram ao longo do período de votação, que se estendeu de 20 de agosto a 20 de setembro. Também foi grande a repercussão da disputa na imprensa.

Diferentemente das edições anteriores, a votação foi aberta aos internautas sem o “filtro” prévio dos jornalistas que cobrem o Congresso, o que aumentou consideravelmente o número de parlamentares aptos à votação. Os mais bem avaliados pela imprensa este ano serão homenageados em categoria à parte. A exemplo dos últimos anos, congressistas que respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) não puderam ser votados.

Em campanha

Deputados e senadores utilizaram seus perfis nas redes sociais para divulgar vídeos e mensagens pedindo votos. Figuras públicas conhecidas por sua militância política, à esquerda ou à direita, estimularam os eleitores a participar da escolha dos melhores parlamentares, como a apresentadora de TV Rachel Sheherazade, o ator Gregório Duvivier, os músicos Leoni, Tico Santa Cruz, Sérgio Ricardo e Leci Brandão.

Para evitar qualquer tipo de manipulação, os votos foram monitorados e auditados pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), uma das entidades parceiras do Prêmio Congresso em Foco. Pela primeira vez, os votos na internet foram colhidos pela plataforma interativa Vote na Web, site idealizado pelo publicitário Fernando Barreto para promover a discussão pública sobre proposições legislativas em tramitação no Congresso. Com a mudança, o usuário teve três caminhos possíveis para votar, todos eles exigindo cadastramento prévio: fazendo o cadastro no próprio Vote na Web, ou usando os cadastros do Google Mais LogIn ou do Facebook LogIn.

Os premiados

Os vencedores serão anunciados no próximo dia 8, durante a cerimônia de premiação, em Brasília. Serão premiados os 20 deputados e dez senadores mais votados nas duas principais categorias: “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados”. Também serão homenageados congressistas que se destacam em áreas específicas: “Parlamentares de Futuro” (aqueles com menos de 45 anos), “Defesa da Agropecuária”, “Defesa da Cidadania e da Justiça Social”, “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado” e “Profissionalização da Gestão Pública”.

Em uma votação à parte, 186 profissionais da imprensa elegeram os parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população na Câmara e no Senado. A votação foi realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, por meio de urnas itinerantes, e contou com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). Os cinco congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa serão homenageados em duas categorias especiais: “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”. Nos anos anteriores, a escolha dos jornalistas definia a lista dos premiados. Cabia ao internauta estabelecer a ordem final de classificação. Nas últimas edições, o voto da internet também permitiu a inclusão de um parlamentar, entre os não escolhidos pelos jornalistas, na relação final dos premiados.

Com quem contar

Na prática, como em todos os anos, o público foi convidado a refletir e responder a uma pergunta fundamental para o exercício da cidadania: com quem podemos contar para ter um Congresso melhor? Com essa provocação, o prêmio busca realçar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato. A premiação também procura valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. A votação na internet também estimula a população, geralmente cética em relação ao Congresso, a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape), Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico DF) e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Prêmio Congresso em Foco agita o meio artístico

Parlamentares intensificam campanha por prêmio

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!

Comentários estão fechados.